Café rondoniense é destaque em Audiência de Comissão do Senado

Audiência contou com a presença do Ministro da Agricultura Blairo Maggi

Café rondoniense é destaque em Audiência de Comissão do Senado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quinto maior produtor de café, Rondônia desponta entre os grandes produtores do país, registrando desempenho, de mais de 22% de aumento em relação à safra passada, chegando a 2 milhões de sacas, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Devido este crescimento, a Comissão de Agricultura do Senado propôs no último final de semana em Alta Floresta D’oeste, discutir os avanços e os principais desafios do setor com a presença do Ministro Blairo Maggi, especialistas e autoridades do estado.

Para o senador Valdir Raupp, Vice-presidente da Comissão, a perspectiva é que a produção triplique nos próximos anos.

“O mérito desta conquista é toda dos produtores, que tem cada vez mais apostado no café-clonal, técnica que reúne qualidade e quantidade em um espaço menor do que o usual, e do governo que tem investido no setor”, disse o senador.

Raupp apontou ainda a melhora nos índices econômicos como um fator que deve impulsionar a produtividade.  “O Brasil deve cresce mais de 3% no próximo ano apontam os especialistas, o que impactará positivamente o setor. O nosso trabalho agora é pelo fortalecimento e aumento da produtividade”, disse.

“É realmente impressionante presenciar o que tem acontecido em Rondônia. Vamos tentar replicar o modelo adotado aqui, para outros estados com o mesmo tipo de solo, clima e precipitação e é claro auxiliar naquilo que for possível para que o estado fortaleça sua produção, declarou o ministro.

O produtor Reinaldo Caffer, conta que não é preciso investir números astronômicos para lucrar com o café clonal. Em uma área de 4 hectares, Reinaldo e a família produziram 193 sacas por hectare, a maior do estado.

“Somos a prova que a agricultura familiar pode sim dar lucro, sem investir milhões, e que o café chegou para ficar. Esperamos agora que o governo em todas as esferas continue acreditando no produtor rondoniense”.

“Quanto mais tecnologia, oportunizaremos uma produção mais forte. Quanto mais integração das ações, teremos a oportunidade de fortalecer dos órgãos representativos do setor, por isso audiências como estas são importantes”, declarou a deputada Marinha Raupp (PMDB).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS