Sair do plano para a execução depende da inclusão dessas diretrizes que visam primordialmente reduzir a desigualdade social e incentivar o desenvolvimento regional sustentável.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Encerrou nesta quinta-feira, 07, a elaboração do projeto de lei que garantirá a execução do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) após a realização da última audiência pública com os moradores da região de Porto Velho.
As audiências foram organizadas pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) também nos municípios: Guajará-Mirim, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, São Francisco do Guaporé, Ouro Preto do Oeste, Jaru e Ariquemes. “O levantamento técnico da viabilidade de implantação ou não daquilo que foi planejado para cada região do Estado contou com a participação da sociedade civil, prefeituras, atores econômicos e meio acadêmico.
VEJA TAMBÉM: Raupp afirma que empresas e DNIT farão acordo para conclusão dos viadutos
Sair do plano para a execução depende da inclusão dessas diretrizes que visam primordialmente reduzir a desigualdade social e incentivar o desenvolvimento regional sustentável. Este plano tem prazo de 15 anos, mas deverá ser revisado a cada biênio”, explicou George Braga, secretário da pasta.
O senador Valdir Raupp, que prestigiou a abertura dos trabalhos da audiência, reforçou que os programas e projetos elaborados a partir das audiências retomam a ousadia de buscar o desenvolvimento do Estado de Rondônia, assim como os primeiros a migrarem para a região Norte. “Jorge Teixeira foi o primeiro governador de Rondônia, Território Federal foi desvinculado do Ministério do Interior e elevado à condição de Unidade Federativa. Ele trouxe consigo a ousadia de desbravar terras inóspitas, incentivava o processo migratório, planejava e coordenava trabalhos em busca da qualidade de vida da população como a distribuição dos recursos do Polonoroeste, fundação de cidades e a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel. Trazendo para a atualidade, encontramos neste documento um direcionamento que poderá nos guiar para os próximos anos, apontando quais e onde devem ser aplicados os recursos”, salientou Raupp.
Também estiveram na audiência a deputada federal Marinha Raupp, o chefe da Casa Civil Emerson Castro, o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) Gilberto Baptista, o chefe da divisão de educação ambiental do Tribunal de Contas do Estado Manuel Fernandes, o superintendente da Setur Júlio Olivar e o professor Silvio Persivo representando a Universidade Federal de Rondônia.
O resultado do plano construído está disponível para consultas neste link.
ttp://www.seplan.ro.gov.br/Uploads/Arquivos/PDF/PDES/26.11.%20PLANO%20DE%20DESENVOLVIMENTO%20ESTADUAL%20SUSTENT%C3%81VEL%20DE%20ROND.pdf
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!