Léo Moraes pede moção de repúdio contra Eletrobrás
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Parlamentar critica os constantes apagões que têm ocorrido em Rondônia
Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado Léo Moraes (PTB) defendeu seu requerimento à Mesa Diretora para a
concessão de moção de repúdio contra a Eletrobrás Distribuição Rondônia. O requerimento foi aprovado ao final da sessão, por unanimidade.
De acordo com o parlamentar, nos últimos anos Rondônia foi palco da construção de duas hidrelétricas que estão entre as quatro maiores do país e responsáveis pelo abastecimento de percentual considerável do consumo nacional.
A crítica do deputado se estende aos constantes apagões que, segundo ele, nos últimos meses vêm deixando os cidadãos de Porto Velho e do restante do Estado em situação de penúria, pois a interrupção de energia tem causado sérios transtornos à população.
Léo Moraes citou a Constituição Federal e destacou o princípio da continuidade da prestação do serviço público especificado com a elaboração do artigo 10 da Lei nº 7.783, de 1989, que identifica quais os serviços são essenciais e que não podem ter sua prestação interrompida.
“E consequentemente a distribuição de energia elétrica encontra nesse rol”, enfatizou o deputado.
Ele lembrou que no último dia 13 a população de Porto Velho teve mais uma prova da má qualidade da prestação de serviço oferecido pela Eletrobrás. Segundo o parlamentar, não só a capital, mas grande parte do Estado e vários municípios do Acre ficaram sem energia.
Léo Moraes explicou que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu no início da tarde e perdurou por cerca de três horas, e no período mais quente do dia. Segundo ele, não se trata de um fato isolado, pois em cerca de 30 dias essa foi a terceira vez que o Estado sofreu um apagão.
“É necessário dizer que não era horário de pico ou mesmo dia da semana, mas um domingo, o que ocasionou diversos transtornos para a população em seu dia de descanso”, frisou o deputado.
A falta de uma satisfação ou de aviso prévio por parte da Eletrobrás é considerado pelo parlamentar uma falta de respeito para com o consumidor que é cobrado pelos 30 dias do mês.
De acordo com o deputado, como forma de ficar isenta de culpa, a empresa teria alegado que as últimas quedas de energia foram causadas por problemas na transmissão, e que por sua vez não seria de responsabilidade da Eletrobrás e sim da Eletronorte.
O fato, segundo Léo Moraes, é que enquanto não se apura a responsabilidade, o problema dos apagões não será resolvido e a sociedade rondoniense continuará sofrendo as consequências da má qualidade do serviço prestado pela Eletrobrás Distribuição Rondônia.
“E arcando ainda mais com o ônus de pagar tarifas exorbitantes pelo péssimo serviço”, declarou Léo Moraes que teve seu requerimento para a concessão de moção de repúdio aprovada pelos demais deputados da Casa de Leis.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!