Rosângela defende prevenção a doenças ocupacionais

Rosângela defende prevenção a doenças ocupacionais

Rosângela defende prevenção a doenças ocupacionais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Projeto de lei que institui a política estadual de prevenção às doenças ocupacionais como problemas de coluna, alergias, oftalmológicos, na voz e síndrome

de Burnot e todas as de cunho emocional que acometem o educador da rede estadual de ensino foi apresentado na Assembleia Legislativa,pela deputada Rosângela Donadon (PMDB).

A proposta tem por objetivo informar e esclarecer os professores e os profissionais da área de educação sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional, orientar sobre os métodos e formas preventivas de combate a esses males e encaminhar o profissional enfermo para o adequado tratamento das moléstias de que seja vítima em virtude da ocupação.

Às secretarias estaduais de Educação e de Saúde caberá elaborar as diretrizes dessa política e instituir um grupo de coordenação, responsável pela efetivação dessa política na rede estadual de escolas, composto por profissionais da saúde e da educação. As diretoria de ensino deverão criar em sua estrutura um grupo responsável pela organização e implantação do Programa de Prevenção às Doenças Ocupacionais.

Desse programa deverão constar uma programação de eventos abertos aos educadores e demais profissionais da educação em forma de palestras, cursos presenciais, cursos à distância e visitas monitoradas, previamente marcadas, às escolas. As Coordenadorias Regionais de Educação terão autonomia para elaborar o seu Programa de Prevenção às Doenças Ocupacionais, com os profissionais disponibilizados pelas secretarias envolvidas e com profissionais contratados para esse fim ou profissionais voluntários.

A parlamentar destacou que, diante da realidade vivenciada pelos profissionais da educação, tão importante quanto discutir estratégias pedagógicas é o desenvolvimento de um programa que trabalhe com meios de prevenir e encaminhar para tratamento por parte de especialistas esses profissionais com a ocorrência destas moléstias. “Este programa visa reduzir o número de agravos ocupacionais dos que laboram na área educacional mediante uma política organizada”, justificou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS