Prefeitos percorrem por Brasília em busca de recursos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os gabinetes dos oito deputados federais e dos três senadores por Rondônia são a agenda prioritária dos prefeitos neste mês de fevereiro. Há gestores que já foram, outros estão de viagem marcada e a maioria está em Brasília, nesta semana. Em ação singularizada, os administradores municipais fazem levante dos pleitos de emendas junto aos parlamentares, apresentam novas demandas e aceleram projetos em trâmite nos ministérios.
De Brasília, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios – Arom, Marinho da Caerd, informou que este início de legislatura na Câmara e no Senado é pertinente para
Na capital federal, os deputados e senadores arranjam audiências especiais com ministros, superintendentes e equipes de apoiadores técnicos das pastas federais para os prefeitos, e desemperram entraves burocráticos em favor das prefeituras. A maior parte dessas tarefas envolve assuntos semelhantes, que afligem os 52 municípios de Rondônia, mas também há questões peculiares de cada municipalidade, e que carecem de políticas em nível federal.
Já o presidente da Arom, prefeito Marinho, também desenvolve papel institucional com a pauta municipalista na bancada federal. Em conversa com os parlamentares, o dirigente solicita apoio para que votem pela aprovação de projetos de lei que beneficiem os municípios. Sobre o assunto, Marinho ressalta que a Câmara dos deputados deverá iniciar discussões para reformulação do Pacto Federativo, por meio de uma Comissão Especial.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!