PROPAGANDA IRREGULAR - PRE ajuíza representações contra dois candidatos

PROPAGANDA IRREGULAR - PRE ajuíza representações contra dois candidatos

PROPAGANDA IRREGULAR - PRE ajuíza representações contra dois candidatos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Procuradoria acionou dois candidatos por propaganda irregular. Coronel Ênedy não indicou a legenda partidária em seu jingle e Marcelo Bessa afixou placas acima do limite permitido pela legislação eleitoral.
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia ajuizou representações contra o candidato a deputado estadual Coronel Ênedy e o candidato a deputado federal Marcelo Bessa por propaganda eleitoral irregular. Os casos serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que poderá atender ao pedido da PRE e determinar a retirada imediata das propagandas.
As duas propagandas irregulares foram informadas por eleitores através do aplicativo WhatsApp da PRE - (69) 9231-3664. Coronel Ênedy, candidato pela coligação “Rondônia no Caminho Certo 2”, fez jingle sem indicação da legenda partidária, fato que desrespeita a Lei Eleitoral.
Já o candidato pelo Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), Marcelo Bessa, afixou duas placas de propaganda política no muro de uma casa de esquina, em Porto Velho. De acordo com a PRE, as placas ficavam uma ao lado da outra, causando efeito visual de outdoor. Com isso, a dimensão excede o limite de quatro metros quadrados, sendo caracterizada propaganda irregular.
Para a PRE, as placas que excedam o limite estabelecido pela Lei Eleitoral e que se assemelhem a outdoor, independente de ser comercializada ou não, devem ser retiradas, sob o risco de pagamento de multa no valor aproximado de cinco a 15 mil reais. A veiculação de propaganda eleitoral por meio de fixação de placas em bem particular prejudica a igualdade e o equilíbrio na disputa eleitoral.
Como denunciar
Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@mpf.mp.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.
Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.
Procuradoria Regional Eleitoral
As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS