Reunião em Brasília discute problemas do setor pesqueiro em Rondônia

Reunião em Brasília discute problemas do setor pesqueiro em Rondônia

Reunião em Brasília discute problemas do setor pesqueiro em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural (CPAR) da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Cláudio (PR), juntamente com sua assessoria técnica e o deputado federal Carlos Magno (PP), participou de audiência na semana passada (20), em Brasília, no Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), com o ministro Eduardo Lopes, o assessor Vladimir Formiga da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca e o superintendente do MPA em Rondônia, engenheiro agrônomo Giovan Damo, para formalizar o apoio a mais de três mil pescadores artesanais que foram afetados pela cheia do rio Madeira.

O assunto em pauta, não foi apenas a prorrogação do seguro-defeso, mas a recuperação de suas habitações, utensílios domésticos, de pesca, como também suas necessidades quanto à saúde, educação e promoção ao processo produtivo. Na ocasião o ministro Eduardo Lopes determinou a sua assessoria técnica todo empenho para que as reivindicações sejam atendidas.

Também foram abordados assuntos referentes à licença de atividade e a Inspeção do Pescado para comercialização. Sobre a licença de atividade fornecida pelo MPA, Luiz Cláudio salientou que a validade tem um ano, enquanto a licença ambiental liberada pela Sedam tem validade de dois anos. Para tanto, o parlamentar disse que deve haver um consenso para que o MPA adote as providências cabíveis para que a licença de atividade também tenha dois anos.

Os deputados questionaram ainda que o procedimento de Inspeção do Pescado ainda está afeto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e hoje vem sendo realizado pela Emater, e que o mesmo, poderia ser feito pela Idaron. Por outro lado, salientaram que há uma reivindicação para que a referida inspeção passe para o MPA, o que depende de alteração de lei constitucional.

Antes de encerrar a audiência, o deputado Luiz Cláudio falou sobre a situação do Frigorífico de Pescado de Rolim de Moura que foi construído há 10 anos com recursos da Suframa e do MPA e até hoje não funciona. “O frigorífico está sob responsabilidade da prefeitura mas para que passe a funcionar é necessário fazer o reaparelhamento do mesmo, uma vez que o poder municipal anterior à atual gestão, não adotou providências para que funcionasse, sendo que diversos equipamentos foram roubados”, observou.

Solicitou do ministro que o MPA envie profissionais para fazer o levantamento das necessidades e libere recursos para que o frigorífico passe a funcionar imediatamente dada sua importância. “Além de atender aos piscicultores da região, irá fornecer também a produção de pesca profissional, uma vez que ambos estão sendo atendidos em unidade frigorífica a mais de 300 km de distância”, explicou Luiz Cláudio.

Diante da situação apresentada pelo parlamentar, o ministro Eduardo Lopes determinou que a Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca encaminhe uma equipe  de profissionais a Rolim de Moura para que sejam adotadas as providências que o caso requer.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS