Conferência Estadual de Educação conta com a participação da deputada Epifânia Barbosa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao som da canção “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, executada pelo violoncelista Alexandre Negreiros, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, no auditório da Faculdade Ulbra, em Porto Velho, a Conferência Estadual de Educação, com a presença de várias autoridades educacionais municipais, estaduais e federais, dentre elas, a deputada estadual Epifânia Barbosa.
De acordo com a deputada Epifânia Barbosa, hoje inicia a segunda etapa que é a Conferência Estadual com a presença dos delegados representantes. Durante a primeira etapa foram realizadas as Conferências Municipais que aconteceram em todo o Estado de Rondônia. “Durante estes três dias vamos deliberar sobre os mais diversos temas, como financiamento, gestão democrática, valorização profissional, e levarmos nossas demandas para compor nos debates da Conferência Nacional”, disse.
A parlamentar integra a organização da Conferência e faz parte do Fórum Estadual de Educação e participa como delegada, tendo o objetivo de acompanhar todos os debates e fazer suas proposituras.
Epifânia também falou das perceptivas quanto à Conferência. “Nossa maior expectativa se refere à questão do financiamento e a valorização profissional, pois vivemos à possibilidade de injetamos mais recursos na educação com a exploração do Pré-Sal, com a ampliação do PIB. Queremos que esses recursos realmente sejam ampliados e parte considerável seja destinada à valorização profissional, especificamente nas questões de melhoria salarial e de estrutura para os nossos profissionais da educação”, afirmou a deputada.
Para finalizar, Epifânia ressaltou que o resgate da cidadania e o respeito aos trabalhadores da educação devem ser uma constante, assim como o resgate da autoestima destes profissionais dedicados e emprenhados, que dedicam a vida a ensinar. “Temos aqui um espaço para conquistas pedagógicas, e se cada um fizer o seu melhor, os resultados serão benéficos e trarão melhorias para a educação de Rondônia, assim contribuindo para os novos rumos do país. Estas mudanças fundamentais passam pela educação”, comentou.
O evento, que acontece até quarta-feira (23) teve como primeiro palestrante o representante do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, que proferiu a palestra com o tema: Eixo I - O plano Nacional de Educação e o sistema Nacional de Educação: Organização e regulação. Ainda neste primeiro dia, a programação conta com palestras sobre os Eixos II (Educação e diversidade – Justiça Social, inclusão e Direitos Humanos); III (Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente); IV (Qualidade da educação, democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!