Deputado federal participa de audiência e cobra resultado à ANVISA

Deputado federal participa de audiência e cobrança da ANVISA

Deputado federal  participa de audiência e cobra resultado à ANVISA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Em busca de melhorias para o setor agropecuário, o deputado Moreira Mendes participou audiência com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dirceu Barbano, e entidades representativas do setor agropecuário, para debater sobre a Consulta Pública - da Anvisa, nº 02, de 25 de janeiro de 2011, que dispõe sobre avaliação e classificação toxicológica. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (20), na sede do órgão.   
Segundo o parlamentar, o uso de defensivos agrícolas na produção é um dos temas que gera grande polêmica no Congresso Nacional, pois o desafio nos dias atuais é conseguir conciliar meio ambiente e produção. Para Moreira, essa consulta pública engessa a produção agrícola, e se virar norma da forma que está, será um grande desastre para a agricultura brasileira.
“Precisamos debater amplamente sobre esse assunto, alguns mais radicais acham que devemos banir os agrotóxicos, outros acreditam que seja necessário encontrar uma solução técnica para o problema. O ideal seria produzir defensivos agrícolas que não fossem tóxicos, mas a ciência não encontrou a solução do problema. Como conviver na agricultura sem o defensivo agrícola? Devemos encontrar o caminho da razoabilidade”, defendeu Moreira.
Na reunião, alguns representantes do agronegócio sugeriram que fosse feita uma nova consulta pública sobre o tema. Mas de acordo com Barbano, essa não seria a melhor a solução. Por isso, sugeriu que fosse feita uma audiência pública na Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, para ouvir os representantes de todos os setores envolvidos e avançar no que já foi produzido. Ele se comprometeu, também, em avaliar o tema de forma equilibrada.
“Precisamos de uma decisão equilibrada delimitar as condições de uso no que se refere ao impacto na saúde, mas sem prejudicar a produção. Vamos avaliar o assunto com rigor técnico, mas sem desvencilhar no que se diz respeito ao crescimento do setor agropecuário. Essa consulta pública aborda um tema difícil, polêmico, e tem um conjunto de coisas que precisa ser avaliado antes de virar uma norma. Podemos fazer uma audiência pública antes da diretoria colegiada aprovar”, explicou Barbano.
Para Moreira, a audiência teve um resultado positivo, pois se pôde discutir sobre a problemática dos agrotóxicos. “Os representantes e técnicos responsáveis vão participar de audiência pública, na Câmara dos Deputados, para esclarecermos corretamente essa questão, e acabar com a posição ideológica atrasada de defender apenas o meio ambiente, esquecendo-se do produtor e da produção. Vamos, como sempre conseguimos quando isso buscamos, chegar a um ponto de equilíbrio e de consenso”, disse.
Participaram da audiência
Os deputados Luis Carlos Heinze (PP-RS), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Giovanni Queiroz (PDT-PA). O presidente da Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF, João Lammel; o vice-presidente da BASF, Eduardo de Lima Leduc; o diretor-presidente do inpEV, João Cesar Rando; o diretor da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – ANDAV, Henrique Mazotini; o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola - SINDAG, Laércio Giampani; o diretor da Associação Brasileira de Agribusiness - ABAG, Luiz Antonio Pinazza; o professor da Escola Superior de Agricultura - USP/ESALQ, José Otavio Menten; o vice-presidente da Enactus, Kleber Marins de Paulo; representando a Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF estiveram, João Sereno Lammel, José Annes Marinho, Ewald Drummond e Eduardo Daher.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS