A candidata a prefeita pela Coligação para uma Porto Velho Mais Humana formada pelo PSDB e PSD, Mariana Carvalho, apresentou seu plano de habitação para filiados da Central Única dos Movimentos Populares e Sociais de Rondônia - Cumps -durante evento realizado pela entidade na Câmara Municipalde Porto Velho neste domingo,9.
Na sua explanação, a tucana anunciou algumas medidas que pretende adotar, quando chegar ao Palácio Tancredo Neves para garantir moradia digna para quem ainda não tem casa própria.
“Entre as nossas propostas está a criação do Banco de Materiais, onde receberemos materiais de construção descartados após grandes obras. Realizaremos a triagem e distribuiremos com famílias cadastradas”, adiantou a postulante ao cargo de chefe do Executivo.
Mariana Carvalho afirmou que além de buscar novas alternativas para zerar o déficit habitacional no município, o seu governo vai assegurar uma gestão eficiente das políticas públicas já existentes para resolver essa questão. Ela citou como exemplo o Programa Minha Casa Minha Vida, que teve um mal desempenho em Porto Velho por falta de competência.
Depois da sua explanação durante o seminário da Cumps, a postulante ao cargo de chefe do Executivo Municipal assinou um termo de compromisso com a entidade, buscando a criação de instâncias participativas e deliberativas de gestão democrática sobre a questão de habitação na capital.
Entre as sugestões contidas no documento estão: a criação do Conselho Municipal da Cidade, o desenvolvimento de uma política municipal de regularização fundiária nas áreas ocupadas por populações de baixa renda e programas de governo que diminuam os custos na concessão do título de propriedade.