A sessão foi realizada na tarde desta quarta-feira (21) no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, em Jacy-Paraná situada a cerca de 90 km de Porto Velho. Na oportunidade 14 vereadores, sob o comando do Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Eduardo Rodrigues (PV), compuseram a mesa de debates para ouvir da comunidade os problemas vivenciados por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau na localidade.
Solicitada pelo vereador Jurandir Bengala (PT), que já foi administrador de Jacy-Paraná, a sessão abordou principalmente os altos índices de criminalidade, prostituição, corrupção de menores, tráfico de drogas, roubos e a falta de infraestrutura que vem ocorrendo no distrito nos últimos dois anos.
Estiveram presentes representantes de várias secretarias do município, entre elas, SEMUSA, SEMOB, SEMED e EMDUR. Compareceram também representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e três deputados: Zequinha Araújo, Ribamar Araújo e Epifânia Barbosa.
Em discurso, o vereador Jurandir Bengala ressaltou que faltam médicos e ambulâncias para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento na capital. Outro ponto abordado pelo ex-administrador do distrito é a falta de iluminação em 80% de toda Jacy, fato este que contribui para o aumento da criminalidade fazendo com que a população mantenha-se refém do medo de sair de casa e até mesmo freqüentar a escola, que não funciona em seu total devido a falta de energia.
O presidente da câmara, Eduardo Rodrigues, culpou o poder público pelo não acompanhamento do desenvolvimento que acontece na região, “O dever da Câmara é fiscalizar e buscar soluções para resolver os problemas enfrentados pela sociedade local, cabe ao poder executivo desenvolver ações que visam investigar como está sendo empregada a verba de compensação da construção da Usina, verba esta que deveria ser transformada em benefícios que a comunidade necessita”.
Segundo Eduardo, os projetos para uma possível solução foram todos enviados à Prefeitura de Porto Velho na última semana. Coincidência ou não, enquanto esta sessão era realizada um grupo de trabalhadores da EMDUR - Empresa de Desenvolvimento Urbano, já iniciavam a instalação da iluminação pública em postes de algumas ruas de Jacy, sendo esta ação vista como "vergonhosa" para o solicitante desta sessão.
Para os trabalhos de limpeza do distrito serão enviados pela Prefeitura cerca de R$ 300 mil, sendo que o Presidente da Câmara sugeriu que estes trabalhos fossem realizados por uma empresa terceirizada, visto que as Secretarias de Obras e de Serviços Básicos estão sobrecarregadas na capital.
Como em todas as cidades e distritos de Rondônia, Jacy-Paraná não fica atrás no quesito educação. Falta de professores e veículos em péssimo estado de conservação - que colocam em risco a vida dos passageiros - são as maiores dificuldades que os alunos de Jacy e linhas enfrentam para estudar.
A comunidade do distrito cansada de solicitar e não ser atendida, deixou claro que, se desta vez nada for feito há uma grande possibilidade de Jacy-Paraná parar, realizando manifestações na BR 364, impedindo o tráfego de veículos e greve em todos os setores.
Apesar de esta ser a 4ª Audiência Pública realizada em Jacy-Paraná, mais uma vez o prefeito Roberto Sobrinho não compareceu ao distrito para ficar frente a frente com a comunidade.