Animado com os resultados da reunião que participou na quarta-feira (06) em Brasília, com o candidato do PSDB a presidente, José Serra, e a direção nacional tucana, o presidente em exercício do PSDB de Rondônia, Dr. Aparício Carvalho, reuniu mais uma vez, nesta quinta-feira (07), as lideranças do partido. Em pauta, a importância da eleição de Serra para presidência do Brasil e a forma de participação da militância regional no processo.
Segundo Aparício, o encontro em Brasília discutiu as ações da campanha eleitoral em nível nacional pró-candidatura de Serra, que disputa o segundo turno das eleições presidenciais. Também se discutiu as estratégias de campanha nos estados onde o PSDB concorre ao governo no segundo turno e as orientações gerais para a posição oficial do partido nos demais estados.
Candidatos ao governo
Nenhuma decisão sobre o apoio oficial do partido ainda foi tomada quanto aos dois candidatos que disputam o governo do estado nas eleições do segundo turno. “Sobre esse assunto o Diretório Regional já se pronunciou, em nota divulgada esta semana, onde deixamos as lideranças do partido à vontade para apoiar o candidato que desejarem desde que peçam votos para o nosso candidato a presidente, José Serra,” disse Aparício.
“Embora não tenha sido bem entendida por alguns, a nota é bem clara e não comporta outras interpretações. Em resumo, ela diz que o partido só vai apoiar abertamente um ou outro candidato ao governo, se algum deles também apoiar, explicitamente, a candidatura de Serra para a presidência. Quanto aos filiados do partido, individualmente, estão livre para subirem no palanque de qualquer um dos dois candidatos, com a única condição de que peçam votos para Serra”, explicou.
Um palanque para Serra
Prestigiado com a presença de lideranças da capital e do interior, entre as quais o deputado eleito Jean Oliveira, presidentes e representantes de diretórios municipais, o encontro decidiu que a legenda montará um palanque próprio para a candidatura de José Serra em Rondônia.
Jean Oliveira afirmou que já neste final de semana vai iniciar uma peregrinação por todo o estado, pedindo votos para José Serra. “Nessa minha andança já vou levar o nome do Serra e pedir votos para ele no segundo turno. O povo sinalizou que quer mudanças, e mudanças de verdade, só com Serra presidente.”
Laerte Silva de Queiroz, presidente do diretório municipal do PSDB em Nova Mamoré, e eleito primeiro suplente de deputado pelo partido, parabenizou a agilidade e as providências que o Diretório Regional está adotando para promover a vitória de Serra no segundo turno. “Eu acho que a saída do partido é abraçar a campanha do Serra e aproveitar o que ainda resta da estrutura de campanha de cada um dos candidatos, para ampliar a votação do 45 em Rondônia, no segundo turno das eleições.”
O presidente da Câmara de Vereadores e presidente do PSDB em Ariquemes, Adair Moulaiz, também acredita que a eleição de Serra para a presidência, deva ser a prioridade do partido, não só em Rondônia, como em todo o Brasil. “Aqui, principalmente, onde o Serra ganhou no primeiro turno, nós temos que fazer um esforço redobrado para que ele ganhe também no segundo turno”.
Manifestações por telefone
Por telefone, Chico Sartori, do PSDB de Vilhena e vice-presidente regional da legenda, disse que apóia todas as decisões adotadas até agora pelo Diretório Regional, reiterando que “a eleição de José Serra deve se sobrepor a qualquer interesse pessoal ou de grupos ligados ao partido”. A mesma posição, também por telefone, foi manifestada por Jorge Muniz, membro da executiva regional e integrante do diretório municipal de Ji-Paraná.”Não podemos abrir mão da eleição de José Serra. Esse é o nosso objetivo nesse segundo turno e o PSDB deve marchar unido nessa luta,” comentou.
De São Paulo, onde se encontra acompanhando a definição das estratégias de campanha para o segundo turno no Comitê Central de José Serra, a vereadora Mariana Carvalho, presidente regional do PSDB Jovem, também declarou que endossa as decisões do partido e que trará para Porto Velho novidades em termos de material de campanha e estratégias de ação para que José Serra vença novamente em Rondônia e se eleja presidente do Brasil.
“Nós ganhamos as eleições para governador em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Tocantins e Rio Grande Norte. Estamos disputando o governo de cinco estados no segundo turno: Pará, Alagoas, Piauí, Roraima e Goiás. Nosso candidato em Rondônia perdeu as eleições não por falta de liderança, mas pela morosidade de justiça brasileira. Agora a bandeira que nos resta é lutar pela vitória do Serra no segundo turno. Temos que ir às ruas mostrar aos eleitores de Rondônia que José Serra é um líder forte, com uma biografia invejável e a melhor opção para o Brasil no próximo dia 31 de outubro”, finalizou Aparício.
Ainda nesta sexta-feira, uma nova reunião definirá a composição da coordenação, as estratégias e os eventos a serem promovidos para a campanha de segundo turno de José Serra em Rondônia.