Em resposta à manifestação do candidato derrotado ao Governo de Rondônia, Expedito Junior, a direção regional do PSDB emitiu nota oficial nesta terça-feira esclarecendo o posicionamento da legenda em relação aos candidatos João Cahulla (PPS) e Confúcio Moura (PMDB), que disputam o segundo turno das eleições.
A prioridade absoluta do partido, conforme decisão de seus membros, é a eleição do candidato José Serra para a presidência do Brasil. Por isso, o diretório resolveu estabelecer como condição “sine qua non” para um possível apoio oficial a um dos dois candidatos ao governo o apoio explícito ao candidato José Serra para Presidente da República.
Com base na Lei da Fidelidade Partidária e no Estatuto do Partido, o diretório alerta ainda para as conseqüências que poderão advir para os filiados que, isoladamente, manifestarem-se publicamente em eventos que promovam a candidatura concorrente à Presidência da República. Leia, na íntegra, a nota emitida pelo partido:
Comunicado
O Diretório Regional do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – em Rondônia comunica a todos seus militantes, filiados ou não, que em reunião realizada na sede regional do Partido, em Porto Velho, no dia 05 do corrente mês, ficou deliberado que a agremiação, no 2º turno das eleições em curso, terá palanque independente aos das candidaturas postas ao governo do Estado, se estas não declinarem apoio explícito ao candidato José Serra para Presidente da República.
Deliberou-se ainda que os filiados, sobretudo aqueles detentores de mandatos eletivos ou recém-eleitos, estão impedidos de manifestar-se em eventos que promovam a candidatura concorrente à Presidência da República, sob pena de expulsão da Legenda, na forma do Estatuto, ressalvado se em suas falas externarem pedido de votos ao candidato José Serra.
Porto Velho, Estado de Rondônia, 06 de outubro de 2010.
APARÍCIO DE CARVALHO
Presidente Regional do PSDB