Uma comunicação feita à autoridade policial em Ji-Paraná, digna dos roteiros de cinema foi registrada no último dia 23. A história com requintes de espionagem e traição tem como protagonistas políticos da região central do Estado.
No início da noite, por volta de 19h30, adentrou na delegacia de Polícia Civil um advogado, onde fez registrar a ocorrência policial nº2464, dando conta de um plano para prejudicar o deputado estadual Jesualdo Pires, atualmente candidato à reeleição na coligação encabeçada pelo partido dos trabalhadores (PT).
Segundo o operador do direito, Antonio Cloves Leal, o cidadão A.P.N. fez uma ligação ao deputado Jesualdo, onde dizia que precisava conversar pessoalmente com o político. O motivo seria que quando A.P.N. participava de uma pescaria, ouviu de um homem identificado como Adilson que o ex-vereador Izaú iria forjar uma situação de compra de votos para incriminar Jesualdo.
O plano envolveria até a infiltração de espiões na equipe de campanha de Jesualdo Pires, onde os asseclas iriam simular um flagrante de compra de votos para que Jesualdo fosse preso e sua candidatura cassada. No sentido de não cair na armadilha, o advogado de Jesualdo registrou o fato na Policia Civil.