EDITORIAL - Até quando vamos ser roubados por bolivianos? Respondam Lula, Dilma, Jobim e Amorim.....atualizado ás 22h02

Como brasileiros temos o direito de exigir que governo brasileiro traga de volta o caminhão roubado e receptado pelas milícias bolivianas, como brasileiros temos também o direito de exigir que o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim se posicione c

EDITORIAL - Até quando vamos ser roubados por bolivianos? Respondam Lula, Dilma, Jobim e Amorim.....atualizado ás 22h02

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A notícia veiculada pelo jornal RONDONIAOVIVO do roubo de um caminhão brasileiro pertencente a uma empresa portovelhense e que se encontra em solo boliviano trouxe a tona uma situação que já vem se tornando um fardo para os cidadãos brasileiros que convivem em estados fronteiriços com a Bolívia.
 
Desde criança os moradores dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso são obrigados a presenciar a mesma cena, produtos pirateados de um país que produz mais 195 toneladas de cocaína por ano, isso de acordo com o próprio vice-presidente da Bolívia Álvaro Garcia, abastecendo o mercado clandestino brasileiro. Nesta via de mão dupla, carros e motos roubadas no Brasil são expatriada para terras bolivianas como moeda de troca que banca o narcotráfico.
 
Informações apuradas indicam que o Ministério Publico Boliviano é conivente com os ladrões de veículos brasileiros. Existe uma quadrilha de juizes, promotores e legisladores que apóiam a receptação de veículos brasileiros na Bolívia. Em menos de 24hs, o veículo roubado recebe uma placa na Bolívia, dentro do programa de legalização de "veihculos indoncumentados"
 
Imagens dessa semana na fronteira do Brasil com a Bolívia, provam que o Exército boliviano apóia com armas e soldados, os narcotraficantes acusados de matar brasileiros aos montes durantes o roubo desses veículos. Até tiros foram disparados em direção aos policiais brasileiros, que estavam em solo brasileiro. Não seria motivo suficiente para revidar? Entupir os vagabundos de “chumbo quente”?
 
Com a boca amortecida de tanto mascar folha de coca, o presidente Boliviano, Evo Morales afirma que as causas dos problemas bolivianos não estão relacionados ao tráfico de drogas e sim “A grande discrepância social que assola a América latina”, utilizando esses discursos hipócritas de socialista de bordel de quinta categoria. Parece até alguns petistas de Rondônia.
 
O presidente Morales vem aos poucos humilhando e jogando a soberania brasileira na latrina. Começou no dia em que o exército boliviano, de armas em punho "pilharam" a Petrobrás do povo brasileiro. Mas nossa multinacional do petróleo é forte, o prejuízo foi "pequeno". Coitado do cidadão brasileiro que sente na pele e no bolso o "tombo" dado pelo ladrão. Muitas vítimas ficam a pagar o empréstimo ou consórcio por vários anos, sem nenhuma esperança de reaver o bem. Mesmo podendo vê-lo de outro lado do rio, atolado.
 
O mais impressionante é o que no caso da Petrobras, o Presidente Lula simplesmente deixou a situação para lá, assumindo mundialmente uma derrota do patrimônio brasileiro dentro de solo boliviano. O presidente saiu aos quatro quantos afirmando que o Brasil e Bolívia são irmãos de fronteira, porém senhor presidente, posso garantir que irmão não rouba outro irmão, como fazem nossos queridos vizinhos, “los hermanos bolivianos
 
O pré-candidato a presidência do Brasil, José Serra (PSDB) , afirmou que as mazelas relativas ao tráfico de drogas no Brasil tem uma grande parcela de culpa dos governantes bolivianos, porém a candidata do PT, Dilma Rouseff, afirmou ser uma injustiça culparmos nossos irmãos de fronteira por situações pontuais. 
 
Como uma candidata que tem como uma das principais promessas de campanha a luta contra o crack, pode ser conivente e ter a desfaçatez de negar a responsabilidade boliviana pela entrada de uma grande quantidade de cocaína em nosso país? Se liga Dilmão, onde anda sua verve nacionalista?
 
Precisamos acabar com essa passividade e “frouxidão” do Governo Brasileiro que parece defender mais os interesses dos "além fronteira" do que a do seu povo em sua própria Pátria.
 
Como brasileiros temos o direito de exigir que Governo Brasileiro traga de volta o caminhão receptado pelas milícias bolivianas.Brasileiros natos que somos temos também o direito de exigir que o ministro das relações exteriores Celso Amorim se posicione claramente se é a favor de defender o nosso patrimônio ou os interesses políticos bolivianos. E rápido Amorim. È já que seca o barro e o caminhão desgruda do barranco do Madeirão. Aí já era...
 
Porém quando se trata de conflitos policiais, como o roubo "sob encomenda" na região de fronteira Brasil – Bolívia, o Ministério das Relações Exteriores demonstrou total desinteresse e falta de conhecimento sobre essa situação. Em contato com a assessora de imprensa do MRE identificada pelo nome de Patrícia, disse desconhecer o caso  poderia-se resolver o conflito, inclusive afirmando que o Itamaraty, não tem nada a ver com isso.
 
No Ministério da Defesa, a assessora Roberta Belize disse não ter conhecimento do caso, porém diferente do Itamaraty, afirmou que iria verificar com os pelotões de fronteira para se inteirar do fato. Também ficou de responder como o Ministério da Defesa poderá atuar na crise fronteiriça.
 
Enquanto isso os narcotraficantes aliados ao Exército da Bolívia continuam atirando nos policiais brasileiros e rindo da cara de empresários e proprietários de veículos que pagam a duras penas seus carros, num país que achaca os contribuintes com uma das mais altas taxas de impostos do mundo.
 
A sociedade rondoniense não tolera mais esse tipo de situação dentro do seu território, será que o presidente Lula, e os ministros Celso Amorin e Nelson Jobim, irão esperar que a própria população se junte e vá até o território boliviano pegar o que é seu de direito? E de inicio a um conflito internacional armado? Por quanto tempo o Itamaraty irá virar as costas para os disparates cometidos contra a população brasileira pelo governo da Bolívia na fronteira rondoniense? Eles estão "metendo balaços nos brazucas e vai ficar por isso mesmo? O Tal do "H2 Sabre" não veio combater exatamente isto?
 
Devemos exigir que o Ministério Público (Fiscalia) da Bolívia seja mais transparente nas decisões referentes ao roubo de veículos brasileiros, assim como eles exigiram na negociação da  Petrobras.
 
Esse caminhão representa o símbolo de um país que está sendo humilhado e se vê de joelhos pedindo para aqueles que são responsáveis por defenderem nossos direitos e preservar nossa soberania, que venham até a margem do rio em Vila Murtinho (Nova Mamoré), onde estão agredindo com armas de fogo as forças públicas e o território brasileiro.  Que Deus nos proteja! Enquanto esse caminhão permanecer em solo boliviano, o titulo de sociedade fraca e sem postura de nação será do povo Brasileiro. Fica o desafio. Se este "bauzão envelopado" não retornar ao Brasil, será prova inconteste da fraqueza sulamerica da nossa política internacional ou pior, mostrará claramente a conivência dos nossos governantes com o narcotráfico internacional. Respondam Lula, Dilma Jobim e Amorim....

--- --- ---

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS