Ao acompanhar nesta terça feira,(25) o deslocamento dos maquinários, equipamentos e equipe técnica quedarão início as obras de construção da Ponte sobre o Rio Madeira, o deputado Federal Lindomar Garçon-PV, falou sobre sua satisfação em ver neste momento a concretização de um grande trabalho que certamente será um importante marco no desenvolvimento do Estado de Rondônia. A responsabilidade pela construção, está a cargo das empresas M. Martins e Emsa. O prazo para o término dos trabalhos é de dois anos.
Segundo o parlamentar,neste primeiro momento serão executadas obras para o deslocamento das balsas utilizadas nas travessias, que terão o percurso alterado para possibilitar o trabalho de fundação dos pilares da ponte.
Para o deputado Lindomar Garçon, a construção da ponte irá beneficiar, empresários, à população e agropecuaristas, que terão novas opções de escoamento da produção agro-industrial. Essa obra vai gerar mais emprego, e também vai proporcionar a urbanização na margem esquerda do rio, onde novos moradores irão se fixar. Uma nova cidade irá se formar na outra margem, para onde estão serão remanejadas várias famílias da margem direita que serão afetadas pela construção da ponte,destaca o parlamentar, acrescentando, que aqueles moradores que não optarem pela transferência para a outra margem, tem por direito a indenizações justas pelo DNIT.
A ponte sobre o rio Madeira terá 987 metros de extensão por 12 metros de largura, armada com vigas pré-moldadas, em duas pistas de 4,7m de largura cada. A ponte vai ter uma ciclovia de 1,6m, sinalização náutica e iluminação em toda sua extensão. O projeto ainda prevê um mecanismo para a passagem de energia elétrica para o outro lado do rio
Em Rondônia, o deputado foi um dos primeiros parlamentares a coordenar uma audiência Pública para discutir com representantes do DNIT, TCU e autoridades estaduais, e a população, alternativas de viabilidade para liberação da construção da ponte.