Seminário “Por um legislativo mais forte” é realizado pela ALE

Seminário “Por um legislativo mais forte” é realizado pela ALE

Seminário “Por um legislativo mais forte” é realizado pela ALE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Com a presença de autoridades constituídas, políticos, bem como de servidores públicos e estudantes, a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, por meio da Escola do Legislativo, realizou na tarde desta quarta-feira (06) o seminário “Por um Legislativo mais forte”. Na ocasião, foi lançado o livro “O Sistema Político Brasileiro: Continuidade ou Reforma?”, obra de coletânea de 17 autores e que foi organizada por João Paulo Saraiva Leão Viana e Gilmar dos Santos Nascimento numa parceria entre o Parlamento Estadual e a Universidade Federal de Rondônia. Em seguida, aconteceram as palestras 'O Parlamento Brasileiro - trajetória sócio-política do país -, ministrada pelo consultor do Senado Federal, professor Antônio José Barbosa e, ‘O Papel do Vereador - direitos, deveres e impedimentos – que fora proferida pelo instrutor da Escola do Legislativo, Zamyrton Guimarães Rocha.

O seminário foi aberto pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC), que também dirigiu a mesa dos trabalhos que contou com a presença do chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, Odacir Soares, assim como do desembargador Walter Waltemberg, do Tribunal de Justiça; Florian Augusto Coutinho Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL); Antônio José Barbosa, consultor do Senado Federal; Walterlina Brasil, da Universidade Federal de Rondônia; e Darcy Freitas Horny, diretora da Escola do Legislativo. Coube ao Coral do Legislativo, sob a regência do maestro Gustavo, cantar o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Rondônia e a música o caderno.

A diretora da Escola do Legislativo Darci Horny, agradeceu o apoio do Parlamento à escola do Legislativo. Disse que o seminário contou com o apoio dos servidores e deputados. Ela destacou que a Escola é responsável pela capacitação e reciclagem dos servidores da ALE e que cerca de 20 mil pessoas já passaram pelos seminários e cursos oferecidos pela instituição educativa, assegurando que o livro “O Sistema Político Brasileiro” é uma contribuição ao povo e que teve a honra de participar da elaboração da obra. Professor João Paulo demonstrou satisfação e orgulho por ter sido organizador da obra, a qual apresenta 20 temas. Comentou que o livro analisa tudo, sistema eleitoral, democracia. Ele enalteceu a união do Parlamento Estadual com a Universidade Federal e agradeceu ao deputado Neodi pela sensibilidade por ser um projeto de um ano e meio que foi concretizado. Ele detalhou o perfil dos autores do livro. Waterlina Brasil, vice-coordenadora de mestrado da Unir, demonstrou orgulho por estar presente ao evento. Disse acreditar no processo do aprender. Citou que disseminar a cultura é muito importante. Sobre a obra, lembrou que ela questiona o processo político. Elogiou a parceria Parlamento-Unir.

Florian Madruga disse que a Escola do Legislativo é reconhecida em todo País. Disse falar em nome dos senadores José Sarney e Hecáclico Fortes. Enfatizou a parceria do Senado com o legislativo brasileiro e garantiu que os cursos do Instituto Brasileiro dão prioridade à Escola do Legislativo, já que visa a melhor qualificação de servidores. Ao tempo em que elogiou o livro, pediu para seja lançado em Belém, em evento nacional, para a contribuição brasileira.

Já o deputado Jesualdo Pires cumprimentou os integrantes da Escola do Legislativo por elaborar e lançar o livro que é uma coletânea de dados. Enfatizou que o papel do parlamento brasileiro está distorcido, pois cria expectativa e não pode realizar, já que quem realiza é o Executivo. “A expectativa de atendimento de demanda não é dos políticos, mas da população. Tem é que se conscientizar a população sobre o papel de cada um, pois o político é cobrado para resolver todos problemas que afligem a população. É difícil dizer isso ao eleitor. Tem que haver a conscientização de todos. Tem que se pensar numa reforma política no país”.

O chefe da Casa Civil, Odacir Soares, elogiou o trabalho realizado pelos deputados Neodi e Jesualdo à frente da Assembléia Legislativa. Destacou o casamento da ALE com a Unir, segundo ele, dos 17 ensaios do livro, nove são de intelectuais de Rondônia. Assegurou que tem que se discutir a federalização do Brasil, onde os outros poderes vêm a reboque do Executivo. E reiterou que o grande legislador do Brasil é o Executivo. É ele que fica com os maiores recursos.

O consultor do Senado Federal e professor Antônio José Barbosa falou sobre o tema “O Parlamento Brasileiro -  trajetória sócio-política brasileira”,  através de um breve relato sobre a formação  histórica da política do País. Barbosa discorreu sobre os avanços obtidos pela população que, heroicamente, a pequenos passos, alcança novos patamares,  apesar das constantes políticas de exclusão. O professor finalizou afirmando que para um Brasil melhor é imprescindível uma revolução  educacional.

O instrutor da Escola do Legislativo, Zamyrton Guimarães Rocha  discorreu sua palestra sobre  “O papel do vereador”, elencando os direitos e  deveres dos representantes municipais, além do papel de fiscalização dos poderes municipais.

O presidente Neodi Carlos confessou considerar um dia bastante importante para o Legislativo de Rondônia a realização do evento. Elogiou o coral da casa e cumprimentou os autores do livro, denominando todos. Garantiu que pretende divulgar a obra nacionalmente. “Será uma grande oportunidade para todos que têm interesse na matéria. A mudança passa necessariamente pela conscientização do eleitor. Na política, existe o discurso e a prática, já que nos palanques todo mundo é bom e honesto. Depois que ganha a eleição, não está nem aí para a população. Defendo o voto consciente”. Neodi falou também que há uma campanha nacional pela desmoralização do Poder Legislativo e que isso preocupa por ser o Legislativo a pilastra da democracia, mas reconhece que muitos políticos são culpados e contribuem para isso quando se trata da ética e da moral. Defendeu mudanças. E encerrou o evento agradecendo a confiabilidade em seu trabalho à frente da Assembléia Legislativa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS