“PT DEVERIA EXPLICAR OBRAS INACABADAS”, DIZ MIGUEL SENA
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Porto Velho – Os deputados estaduais fizeram pesadas críticas ao presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Tácito Pereira na tarde desta terça-feira (17) durante a sessão de abertura do ano legislativo. O deputado Lusinho Goebel (PV) começou criticando a nomeação do ex-senador Sibá Machado (PT-AC) como representante de Rondônia no Conselho Nacional de Energia Sustentável, responsavel pelo consórcio que está construindo a usina hidrelétrica de Jirau, “essa nomeação é suspeita e sobre isso que o senhor Tácito Pereira deveria falar”, disse o parlamentar.
O deputado Euclides Maciel (PSDB), foi mais além. Para ele, Tácito Pereira não tem moral para falar de nenhum parlamentar, “esse senhor nunca teve coragem de testar seu nome nas urnas. Nunca foi eleito para nada. Ele é assessor da senadora Fátima Cleide, que até hoje não mostrou a que veio e nem as coisas que são da competência deles,eles conseguem resolver, como é o caso da Unir em Ji-Paraná e Guajará Mirim, onde faltam professores e funcionários”.
Já o deputado Miguel Sena (PV) afirmou que o PT é um partido que não consegue terminar nada, “o exemplo é a obra da avenida Vieira Caúla, cujo contrato foi feito com uma empresa que todos sabem, pertence ao ex-chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, a tal Uni Engenharia. Largou pela metade e o prefeito não dá a menor explicação. Isso que o PT deveria fazer, explicar as obras inacabadas dessa administração”, destacou o parlamentar.
O deputado Kaká Mendonça (PTB) afirmou que “toda obra é bem vinda quando começa e termina. Mas o caso da Vieira Caúla virou um escândalo. Já foram gastos R$ 5 milhões e estão sendo licitados mais R$ 15 milhões para finalizar a obra. Mas sobre isso o presidente do PT não fala nada”, disse Kaká.
Declarações de Tácito Pereira
As críticas contra Tácito Pereira se devem a declarações do presidente do PT na mídia, veiculadas nesta terça-feira. Tácito disse que os deputados do PT não deveriam participar da eleição para os dois cargos que vagaram com a saída de Alex Testoni e Chico Paraíba na Mesa Diretora da Casa. De acordo com Pereira, "a avaliação do PT e de sua Bancada Estadual é de que a atual Mesa da Assembléia não tem tido um papel democrático, haja visto que sua reeleição aconteceu na calada da noite com mais de 20 meses de antecedência, inclusive alguns projetos polêmicos que nem são discutidos com a sociedade". Ele disse ainda que outra questão é a tão falada Comissão de Fiscalização e Controle ressuscitada no final do ano passado que sofreu fortes críticas do PT. A Comissão teria iniciado seus trabalhos de portas fechadas, inclusive para a imprensa e sempre alegando que "havia fortes indícios" de irregularidades em alguns poderes, mas, segundo ele, nunca foi demonstrada nenhuma ilegalidade ou legalidade contra os Órgãos fiscalizados: Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça do Estado.
"É preciso demonstrar na prática uma responsabilidade republicana quanto ao funcionamento desta Comissão, afinal ela deve cumprir um papel de fiscalização de outros poderes e não pode ficar apenas na presunção, se houve superfaturamento ou desvios de recursos públicos têm que ser apurada a responsabilidade e punido os responsáveis", disse Tácito Pereira.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!