Proposta que tramita no Senado exige concurso para ministro do TCU

As indicações deixariam de existir. Medida abrange Tribunais de Contas do estados e municípios.

Proposta que tramita no Senado exige concurso para ministro do TCU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encontra-se com o relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), proposta de emenda à Constituição (PEC 15/07) do senador Renato Casagrande (PSB-ES) exigindo que os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) sejam escolhidos mediante concurso público de provas e títulos. O parlamentar alega que a fiscalização exercida pelos tribunais de contas carece de isenção e independência em razão da influência do Executivo sobre essas instituições.

Na justificação do projeto, o senador lembra que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União está a cargo do Congresso, mediante o controle externo executado pelo TCU. Também afirma que as normas que regem esse tribunal aplicam-se, no que couber, à organização e ao funcionamento dos tribunais de contas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. É aí que Renato Casagrande vê a influência do Executivo sobre as Cortes de contas.

- A fiscalização exercida pelos tribunais não tem se caracterizado pela necessária isenção e independência, especialmente considerando-se a influência que o Poder Executivo exerce sobre tais instituições. Essa constatação vale, principalmente, para os tribunais de contas dos estados e Distrito Federal, como também os de alguns municípios - diz o senador na justificação do projeto.

Nas mesmas alegações, Casagrande refere-se à norma segundo a qual um terço dos ministros do TCU é escolhido pelo presidente da República, mediante lista tríplice, e dois terços, pelo Congresso. Para o parlamentar, essas prerrogativas do Executivo e do Legislativo não são boas para o país.

- Para coibir essa influência danosa sobre o TCU e, principalmente, nos tribunais de contas dos estados e municípios, elaboramos esta proposta de emenda à Constituição (...), exigindo que seus ministros sejam escolhidos mediante concurso público de provas e títulos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS