Ex-governador pode ficar com a vaga de Rochilmer Rocha ou de Chico Paraíba
O prefeito de Ji-paraná, José de Abreu Bianco (DEM), deverá ser indicado conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia em substituição ao advogado Rochilmer Melo da Rocha, que, no próximo ano, completará 70 anos de idade e cairá na chamada “expulsória” (aposentadoria compulsória).
A indicação de Bianco faz parte de uma articulação política envolvendo a Assembléia Legislativa e o Governo do Estado. Ao governador Ivo Cassol interessa o afastamento do ex-governador do cenário político municipal em Ji-paraná para viabilizar a candidatura de Joarez Jardim a prefeito daquele município.
Como a vaga que será aberta no Tribunal “pertence” à Assembléia, as articulações passam, necessariamente, pelo Poder Legislativo Estadual.
A indicação de Bianco para o TCE pode ser antecipada para este ano, com Rochilmer Rocha sendo convencido a deixar o Tribunal antes de completar os 70 anos, ou por meio de uma possível desistência do deputado Chico Paraíba (PMDB) em ocupar a vaga para a qual foi indicado pela Assembléia. A nomeação é alvo de uma ação popular na Justiça que está longe de ser julgada.