Deputado cobra agilidade do Iperon no pagamento dos retroativos aos servidores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nereu Klosinski observou que há quase seis meses o presidente do Iperon firmou acordo com os sindicatos de diversas categorias prevendo o pagamento parcelado dos retroativos. No entanto, os servidores ainda esperam para receber o que têm direito, sempre obtendo do instituto declarações evasivas sobre o assunto. Somente após o bloqueio judicial da conta do Iperon a pedido do SINTERO, o governo alega não ter recursos para efetuar os pagamentos.
Embora os trabalhadores em educação tenham rejeitado a proposta de pagamento parcelado e com deságio, a direção do SINTERO continua aberta à negociação. O presidente do SINTERO, João Duarte, disse que teve uma reunião com o presidente do IPERON, mas não recebeu nenhuma proposta nova para apresentar à categoria.
O deputado Nereu também destacou que a alternativa de fazer os pagamentos com suplementação orçamentária até o momento não foi adotada pelo Iperon. ?O presidente do Iperon vai aos meios de comunicação e declara que vai pagar aos servidores com suplementação orçamentária, mas até agora não enviou à Assembléia Legislativa o pedido de autorização?, disse Nereu, considerando que esta é mais uma medida protelatória para tentar derrubar o bloqueio da conta. ?Diante dessa enrolação por parte do presidente do Iperon, os servidores podem acreditar que estão sendo ludibriados?.
Para o deputado, não há justificativa para que o Iperon deixe de pagar o que deve aos servidores. ?Primeiro porque o Iperon descontou irregularmente no contracheque, tirando parte do salário dos servidores; e depois porque a Justiça já determinou o pagamento e o instituto vem descumprindo a ordem judicial?.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!