Estado e Ibama buscam acordo para liberação de planos de manejo

Estado e Ibama buscam acordo para liberação de planos de manejo

Estado e Ibama buscam acordo para liberação de planos de manejo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O governador Ivo Cassol, o superintendente regional do Ibama Osvaldo Pittaluga, o secretário de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Augustinho Pastore e representantes de comunidades extrativistas da região de Machadinho do Oeste, discutiram ontem de manhã, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), um plano para agilizar a liberação da licença para o plano de manejo florestal nas áreas de reservas extrativistas. O deputado Neodi Carlos (PL-Machadinho).

*?Promover o desenvolvimento, respeitando o meio ambiente e implantando programas que promovam o desenvolvimento sustentável é um desafio e uma das metas do nosso governo?, enfatizou o governador Ivo Cassol que solicitou ao superintendente do Ibama que analisasse a situação dos moradores das reservas extrativistas, que precisam retirar o seu sustento, de forma equilibrada e legal, mas que hoje encontram dificuldades em fazê-lo.

*Os seringueiros pedem a agilização nos planos de manejo múltiplo, que incluem desde a extração do látex, até o aproveitamento de cipós, óleos e essências. ?O que depende da atuação do Ibama e estamos buscando um ponto de equilíbrio, para que nem os produtores nem o meio ambiente sejam prejudicados?, observou Cassol.

*O secretário da Sedam, Augustinho Pastore, acrescentou que ?o Estado não tem ingerência sobre o assunto, mas está se mobilizando para buscar uma solução. Nossa preocupação é em promover o desenvolvimento sustentável, com as famílias podendo retirar de forma equilibrada o seu sustento de suas áreas de reservas extrativistas?, completou.

*Participaram da reunião representantes da Organização de Seringueiros de Rondônia (OSR), Cooperativa dos Seringueiros de Rondônia (Cooseron) e da Associação dos Moradores de Reserva Extrativista (Asmorex).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS