AÇÃO CONJUNTA: Governo de RO, MP e TJ atuam juntos no combate ao crime organizado

Primeiros resultados da força-tarefa já demonstram avanços significativos

AÇÃO CONJUNTA: Governo de RO, MP e TJ atuam juntos no combate ao crime organizado

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos últimos dias, Rondônia tem sido palco de uma ofensiva, coordenada contra o crime organizado, resultado de uma parceria estratégica entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e Ministério Público de Rondônia (MPRO). A iniciativa também conta com o reforço da Força Nacional de Segurança e o apoio de equipes especializadas vindas de estados vizinhos.
 
Diante dos recentes atentados criminosos registrados em Porto Velho, que incluíram incêndios e ataques a prédios públicos, o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, enfatizou a importância de uma resposta rápida e integrada “Nosso governo não tolerará a ação de facções criminosas em Rondônia. A colaboração entre os poderes e o suporte das forças nacionais e estaduais, nos permite agir com inteligência e firmeza para restaurar a segurança da população”, afirmou.
 
 
ESTRATÉGIA INTEGRADA DE SEGURANÇA
 
As operações lideradas pela Sesdec, mobilizam efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Técnico-Científica, além de contar com suporte tático e logístico da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. 
 
O secretário de Segurança, Felipe Vital, ressaltou que o enfrentamento ao crime organizado exige planejamento e colaboração interinstitucional “O sucesso dessa operação só é possível devido à integração entre as instituições de segurança e os poderes constituídos”, pontuou.
 
Entre as principais medidas implementadas, destacam-se o reforço do policiamento ostensivo e patrulhamento em áreas estratégicas, com foco na capital Porto Velho, cumprimento de mandados de prisões e busca e apreensão para desarticular facções criminosas, monitoramento de rodovias para coibir o tráfico de drogas, armas e contrabando e operações em unidades prisionais para impedir a comunicação e a atuação de lideranças criminosas.
 
 
MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO
 
A participação ativa do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, tem sido decisiva para o sucesso das ações. O procurador de Justiça e Coordenador do GAECO Anderson Batista, destacou o compromisso do MPRO em investigar, processar e desmantelar organizações criminosas. “A segurança da população é prioridade. Atuaremos com rigor para garantir a ordem e coibir a impunidade”, afirmou.
 
O presidente do TJRO desembargador Raduan Miguel, reforçou o compromisso do Judiciário em dar celeridade aos processos relacionados ao crime organizado. “A eficiência na emissão de mandados e decisões judiciais, fortalece as operações repressivas e assegura que os responsáveis sejam rapidamente levados à Justiça”, declarou.
 
 
RESULTADOS E IMPACTO
 
Os primeiros resultados da força-tarefa já demonstram avanços significativos. Entre as principais conquistas estão, a prisão de lideranças criminosas, a desarticulação de células operacionais e a apreensão de armamentos e recursos financeiros utilizados pelo crime organizado. Paralelamente, iniciativas sociais estão sendo implementadas nas comunidades vulneráveis, com o objetivo de prevenir o aliciamento de jovens pelas facções. A operação segue em andamento, reafirmando o compromisso do estado, do Judiciário e do Ministério Público, com a segurança da população e o combate implacável à criminalidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS