O fato aconteceu na noite de segunda-feira (13) na Casa do Menor Sentenciado localizada no bairro Teixeirao zona Leste da capital. Conforme foi apurado junto ao B.O nº 7355/2010, um infrator de 17 anos em total estado de descontrole, ateou fogo em dois colchões da cela onde está apreendido, e gritando tentava convencer outros menores a incendiar seus colchões e para empreenderem fuga do local.
Monitores Sócios Educativos ao avistarem a ação do menor conseguiram apagar o fogo e evitaram um incêndio de grande proporção. Horas depois o jovem novamente se rebelou e ateou fogo em outro colchão, desta vez o fogo se espalhou e só não provocou um grande incêndio, devido novamente os monitores terem apagado as chamas usando muita água e extintores.
Após a tentativa frustrada o menor foi detido e lavado para Central de Policia e lá foi registrada a ocorrência de Danos ao Patrimônio Publico. O infrator em depoimento fez questão de deixar claro que se retornar para a unidade, ira novamente atear fogo nos colchões para tentar empreender fuga.