Amazonas - Maus-tratos a crianças lideram registros em Delegacia Especializada

Amazonas - Maus-tratos a crianças lideram registros em Delegacia Especializada

Amazonas - Maus-tratos a crianças lideram registros em Delegacia Especializada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANAUS - Dos 825 registros de violência contra crianças e adolescentes feitos na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) no ano passado, 441 foram de maus-tratos, espancamento ou negligência, o que corresponde a mais de 53% dos casos. Só este ano, até o mês de junho, foram registrados 393 casos deste tipo. A maior parte das vítimas, segundo a assistente social da Depca, Socorro Cavalcante, é de crianças de até seis anos, com 282 casos, quase 64% do total de registros. Para os 825 registros de agressão, a Depca tem registrados 725 agressores, já que, em alguns casos, o agressor comete o crime mais de uma vez. Quase a metade desses agressores é a mãe ou o pai da criança ou adolescente, seguidos do padrasto ou da madrasta. “O que nós observamos é a presença muito forte do alcoolismo e do uso de drogas, de uma forma geral. Mas há também a questão do desemprego", disse Socorro. Os casos de agressão contra crianças ou adolescentes, em geral, chegam à Depca por meio de denúncias, feitas por vizinhos ou parentes das vítimas, ou ainda, de forma anônima, utilizando o Disk 100. As crianças ou adolescentes que sofrem qualquer tipo de violência, segundo a assistente social, apresentam mudanças de comportamento, como a queda no rendimento escolar. Ao ser encaminhada à Depca, a criança ou o adolescente agredido recebe atendimento psicossocial. “Em seguida, encaminhamos para atendimento nas instituições que fazem parte da rede de apoio, como a Central de Resgate”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS