*GOVERNO DE RONDONIA
*SECRETARIA DA SEGURANÇA DEFESA E CIDADANIA
*ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
*NOTA À IMPRENSA
*GOVERNO MANTÉM O CONTROLE DO PRESIDIO URSO BRANCO
*O governo do Estado assumiu o controle total do Presídio Dr. José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, após o motim de três dias que contou com o apoio de 196 familiares. A avaliação foi feita pelo secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, Renato Eduardo de Souza, durante coletiva que ele concedeu à imprensa nesta quinta 29.
*Acompanhado do diretor-executivo da SEAPEN, Secretaria de Administração Penitenciária, Juarez Macedo Júnior, e do diretor-executivo da Polícia Civil, Morio Ikegawa, Renato de Souza considerou que todas as negociações ocorreram dentro das normas legais.
*- Com o surgimento da crise, isolamos a área e iniciamos as negociações – explicou Renato de Souza destacando o envolvimento das forças policiais do Estado, a PM e a Civil, que atuaram conforme orientações do gabinete de gerenciamento de crise. “Pela primeira vez, um motim no Urso Branco não registrou mortes”, acrescentou.
*Segundo Renato de Souza, o gabinete de gerenciamento esteve formado por representantes da Justiça, do Ministério Público, contando ainda com a participação da comissão de Direitos Humanos da OAB-RO e da Pastoral Carcerária.
*O diretor-executivo da SEAPEN anunciou a adoção de medidas para humanizar o sistema penitenciário, como a criação de novas vagas e a retomada do projeto de ressocialização de apenados, apoiando, inclusive suas famílias.