*O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), inaugurou nesta quinta-feira (29), o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), que funciona nas dependências da secretaria. O CIOP é mais um mecanismo para oferecer garantias de segurança à população.
*De acordo com o secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, o CIOP moderniza a Segurança Pública, pois dispõe de tecnologia avançada de informações; capacitação dos recursos humanos; e, materiais e ferramentas que otimizam a atividade policial nas operações repressivas, preventivas e de socorro à população.
*"O CIOP tem por objetivo centralizar as informações para melhor distribuir os chamados da população, dessa forma integra as ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, em observância ao que determina o Plano Nacional de Segurança Pública", declarou Sena.
*Durante pronunciamento, o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), destacou os investimentos feitos em segurança com recursos próprios do estado e reforçou que Rondônia está entre os estados que mais investiram em segurança pública. "Em 2004 ficamos em segundo lugar no ranking dos estados que mais gastam com segurança, perdendo apenas para Minas Gerais", disse.
*O Centro Integrado de Operações vai facilitar a vida do cidadão e da inteligência policial porque possui um único número telefônico (190 e 193) para receber informações. Assim a central dotada de instrumental recebe essas ligações, processa os dados por meio de uma rede de informações de alta tecnologia, localiza a viatura que corresponda ao serviço e que esteja mais próxima para atender a solicitação. Isso é possível porque o CIOP possui sistema de rádio troncalizado, controle de viaturas por satélite, mapa da cidade digitalizado e sistema GPS para localização das viaturas.
*Inicialmente, o CIOP está equipado com seis câmeras, que mostram a movimentação em tempo real, durante 24 horas por dia, de cinco pontos da cidade de Porto Velho. O CIOP ainda vai evitar trotes porque possui um sistema de identificação de chamadas telefônicas, apontando assim o nome e o endereço do proprietário do telefone particular, bem como a localização do telefone público de onde está sendo feita a ligação.