*O crime que vitimou José Francisco Ferndandes, 26, que trabalhava como motorista de um laticínio na cidade de Theobromoma-RO, foi elucidado pelo policiais militares daquela cidade. A vítima foi morta com três tiros de espingarda calibre 24, sendo doi no tórax e um na cabeça. Depois de ser assassinada teve as perna mutiladas, foi colocada num saco e jogada dentro de umpequeno igarapé e coberto por troncos de árvores.
*O fato aconteceu no município de Vale do Anari, onde Fernandes passa férias. Lá ele havia arrumado um serviço em uma propriedade rural para colher café. Fernandes chegou na fazenda, no feriado de Corspus Cristi, 26 de maio. Ao chegar na propriedade, Fernandes encontrou dois trabalhadores que também estavam colhendo cafè, e que eram seus conhecidos: Francisnaldo Rangel Nunes,22, e Marcos Roberto Marsal,19.
*O ASSASSINATO
*Desconfiado com a chegada de outra pessoas para trabalhar na fazenda, e acreditando que poderia ser morto pelo novo colega, Nunes, matou Fernandes, e contou com a ajuda do colega de trabalho Marsal para esconder o corpo. Após, pegaram o capacete e a bolsa da vítima, dividiram R$ 80,00 que havia na carteira, enterraram o capacete, a carteira e jogaram a moto CG Titan 125 cilindradas no igarapé que ficava na fazenda.
*PRISÃO
Na noite de segunda-feira(13), os policiais militares receberam denúncias anônimas, que um dos autores do crime estaria na cidade de Theobroma. Os policiais militares identificaram o suspeito Marcos Marsal, que foi localizado pelos policiais militares na sua residência e ao ser perguntado do paradeiro da vítima, o mesmo acabou confessando que ajudou a matá-lo juntamente com seu comparsa Francisnaldo Nunes.
*Francisnaldo foi preso na casa da irmã em Ji-Paraná, que foi perguntado se a acusação que o seu parceiro Marcos Marsal, havia feito sobre a sua participação no crime era verdade, o mesmo confirmou aos policiais militares, que deram voz de prisão ao criminoso.
*Na manhã de terça-feira (14), os autores do crime levaram os policiais militares e os peritos até o local onde estava o cadáver, que foi retirado de dentro do igarapé, onde se encontrava há 20 dias, já em estado de decomposição e apresentando no corpo perfurações por disparos de arma de fogo, revelando em seguida onde haviam escondido a bolsa e a motocicleta.
*Os policiais militares aprenderam a motocicleta, a espingarda calibre 24, com 03(três) cartuchos e mais o facão de 16? polegadas, utilizado na mutilação da vítima. Ao confessar o ato criminoso, Francisnaldo o autor dos disparos da arma de fogo, foi perguntado qual o motivo de ter matado José Fernandes, o mesmo respondeu que as suas famílias são rivais e que ele vinha sofrendo ameaças de morte da vítima, fato este que se torna duvidoso, pois, dias antes de matar a vítima, a mesma tinha dado carona para os seus dois assassinos até o cafezal num carro que dirigia.
*Os dois homicidas serão recolhidos na Casa de Detenção de Machadinho do Oeste a disposição da Justiça, tendo em vista que o crime foi cometido no município de Vale de Anari, que faz parte daquela comarca.