O evento é organizado pelo Escritório de Inovação do TJRO e tem como tema a “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
II HackaJus, o Hackathon do Judiciário, é uma competição promovido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, nos dias 15 e 16, no Porto Velho Shopping, com objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e inovações a serem agregadas à prestação dos serviços do TJRO. O evento é organizado pelo Escritório de Inovação do TJRO e tem como tema a “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”.
As equipes inscritas na competição, imediatamente após a abertura oficial do HackaJus, em dinâmica conduzida pela comissão organizadora, deverão comparecer pontualmente, sob pena de eliminação e substituição por inscrições subsequentes. O número de participantes é de 3 a 4 pessoas por equipe.
O tema do HackaJus 2019, “Melhoria dos Serviços Jurisdicionais”, deverá ser rigorosamente observado e os participantes deverão ter, preferencialmente, conhecimento ou experiência como estudante ou profissional, em pelo menos uma das áreas: programação e desenvolvimento de software; direito; design gráfico/digital; comunicação; administração ou gestão de projetos e outras áreas relacionadas com o tema.
Edição anterior
A primeira edição do Hackajus ocorreu em 2018, durante a Campus Party Rondônia. O hackathon de 48 horas desafiou os participantes a apresentarem soluções que melhorassem o “acesso à informação” e a “celeridade processual”. Vinte participantes divididos em cinco equipes participaram. Três ideias foram premiadas.
Ganhou a equipe “Um”, cuja proposta era a triagem inteligente dos processos de acordo com a sua competência. Em segundo lugar, ficou a equipe Metadata, com a criação de um painel de gestão dos processos, de acordo com a sua prioridade. Em terceiro lugar, ficou a equipe “ChatBot”, que propôs utilizar um robô chat com L.A destinado a consultas processuais e informações gerais.
Este último foi a solução mais viável para implantação pelo TJRO. Lançado no dia 7 de novembro, o chatbot é uma ferramenta que utiliza um robô virtual (bot) desenvolvido no intervalo entre as edições I e II da competição. O objetivo do chatbot é possibilitar um canal de atendimento ininterrupto com o cidadão. Com diálogo humanizado possibilita consultas processuais, tirar dúvidas, obter informações e outras funcionalidades.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!