INCLUSÃO: Direitos e deveres da família e da escola com autistas é tema de palestra

Apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

INCLUSÃO: Direitos e deveres da família e da escola com autistas é tema de palestra

Foto: Ascom - MP/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Pessoa com Autismo: direitos e deveres da família e da escola foi o tema da palestra proferida pelo Promotor de Justiça da Infância, com atribuições em Educação, Marcelo Lima de Oliveira, na tarde desta sexta-feira (17/8), no I Simpósio Rondoniense em Autismo e Políticas de Inclusão, promovido pela Associação de Pais e Amigos do Autista em Rondônia (AMA) e Faculdade Pólis Civitas, com apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia.

 


Em 2016, o Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Educação, ingressou no Judiciário com ação civil pública, para que as Secretarias de Educação do Estado e Município (Seduc e Semed, respectivamente) garantissem apoio técnico (cuidadores, monitores e/ou professores auxiliares) a estudantes com necessidades especiais nas escolas da Capital. A ação foi deferida, porém, não cumprida. 

 


Este ano, o MP ajuizou mais uma ação, com pedido de execução provisória, para que a Seduc treine professores, atualmente ocupando funções administrativas, aproveitando-os como cuidadores, monitores ou professores auxiliares de pelo menos 72 crianças que necessitam de tal atendimento.

 


A liminar foi concedida pelo Judiciário, tendo sido suspensa, mais tarde, em razão de recurso impetrado pelo Estado de Rondônia, que alegou que tal medida implicaria desvio de função. O Ministério Público  deve contestar o recurso judicialmente. 

 


De acordo com Dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), estima-se que o Brasil possua cerca de 9 milhões de autistas. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS