Órgãos públicos ampliam mobilização pela paz no trânsito

Em reunião ocorrida esta semana, em Porto Velho, a pauta girou em torno de adoção de medidas efetivas para disseminar a cultura da paz no trânsito.

Órgãos públicos ampliam mobilização pela paz no trânsito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A violência no trânsito só pode ser combatida com a participação de todos, por isso o Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça mantém a mobilização de vários órgãos para buscar alternativas na redução de ocorrências ocasionadas pelo desrespeito às leis. Em reunião ocorrida esta semana, em Porto Velho, a pauta girou em torno de adoção de medidas efetivas para disseminar a cultura da paz no trânsito.
O desembargador Miguel Monico Neto, corregedor-geral, explicou que a extinção da vara do trânsito na capital ocorreu devido a mudanças na legislação, e, a competência para julgar delitos leves passou para o Juizado Especial Criminal.
O juiz auxiliar da Corregedoria, Sérgio William, destacou a importância da mídia como meio de conscientização da sociedade e apresentou o VT de 30 segundos, realizado para a Campanha de Mobilização contra a violência no Trânsito, que foi produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJRO.
Durante a reunião foi lembrado que de 2010 até agora houve uma queda no número de acidentes, mas ainda Rondônia é um dos primeiros colocados do país. Um dos principais fatores geradores de acidentes é a velocidade acima do permitido, e o estado possui um déficit de fiscalização eletrônica. Em um estudo denominado "Plano de mobilidade", realizado aqui em Porto Velho, é possível observar que o condutor da capital dirige sem olhar para as placas, por isso é necessário melhorias na conduta comportamental do motorista. Nesse sentido estão sendo organizadas blitzes educativas como forma de conscientização no trânsito.
Os órgãos parceiros agendaram uma reunião para o mês de abril, oportunidade em que mais ações serão detalhadas com o objetivo de reduzir acidente e vítimas em acidentes de trânsito. Além do TJRO, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, participaram da reunião nesta terça-feira o promotor de Justiça Aluildo de O. Leite (Ministério Público), e representantes da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtram), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), delegacia de Acidente de Trânsito (DAT), Hospital João Paulo II, Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS