O Ministério Público de Rondônia realizou no dia 7 de julho a primeira edição do Projeto MP Cidadão, na Escola Municipal Professora Vilma Vieira, no município de Vilhena. Ao todo foram registrados 109 atendimentos médicos, 193 participações em palestras, 229 crianças atendidas na sala de recreação, 20 cortes de cabelos, além dos atendimentos realizados nos stands. O trabalho resultou da ação conjunta do Ministério Público do Estado de Rondônia – Promotorias de Justiça de Vilhena - com 40 órgãos parceiros.
As palestras foram em cinco salas temáticas, assim divididas: Infância e Juventude/Família; Meio Ambiente; Cidadania/Consumidor; Segurança Pública/Trânsito e Saúde/Serviço Social. Além das palestras nas salas temáticas o evento contou com recreação para as crianças, apresentações de programas sociais; orientações nos stands montados e venda de produtos pelas associações sem fins lucrativos.
O evento mobilizou a efetiva participação de 32 colaboradores da Promotoria de Justiça de Vilhena, coordenados pelos Promotores de Justiça responsáveis pelo projeto, Paulo Fernando Lermen, Yara Travalon e Pablo Hernandez Viscardi. Participaram como órgãos parceiros o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por meio do Juiz de Direito Andresson Cavalcante Fecury; Comissariado de Menores e Juizado Especial; Defensoria Pública; OAB; Polícia Civil, Destacamento de Aeronáutica, Exército/Tiro de Guerra; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; IBAMA; Guarda Mirim; PROCON, CIRETRAN, SEMUSA, SEMED; SEMMA; SEMTRAN; SEDUC; SINE; Cartório de Registro de Imóveis; Cartório de Registro Civil e Notas, Tabelionato de Protestos; SENAC; SEBRAE; Conselho Tutelar; INSS; CAPS; Casa da Cidadania; Associação Trindade Santa; ACIV; Lar dos Idosos “Maria Tereza da Lamarta”; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; ABCESE; APAE; Hemocentro; CDL; Delegacia Regional de Saúde; Loja Maçônica Águia do Planalto; e Centro de Atendimento à Mulher – CAM.
Avaliação
Após o evento, foram realizadas duas reuniões de avaliação. A primeira, com os colaboradores do Ministério Público e a segunda com os órgãos parceiros do projeto, na quinta-feira, dia 12 de julho, no prédio das Promotorias de Justiça de Vilhena. Na avaliação, os órgãos parceiros elogiaram a iniciativa do Ministério Público e se prontificaram a continuar colaborando para a realização de outros eventos em comunidades diversas. A segunda etapa do MP Cidadão deverá será realizada no dia 10 de novembro, para que seja agendado outro dia de cidadania, na escola “Angelo Mariano Donadon”.