MONSTRO – Julgamento de homem que matou e estuprou irmãos no Baixo Madeira será dia 23/8

MONSTRO – Julgamento de homem que matou e estuprou irmãos no Baixo Madeira será dia 23/8

MONSTRO – Julgamento de homem que matou e estuprou irmãos no Baixo Madeira será dia 23/8

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Será no próximo dia 23, no plenário da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho, o julgamento de Jessé Passos Moreno, acusado de matar e jogar no rio dois irmãos de 10 e 16 anos, em março deste ano, na região conhecida como Baixo Madeira, na capital de Rondônia. O réu, em companhia de um adolescente, teria estuprado e mantido em cárcere privado os três irmãos e depois ocultado os corpos de duas das vítimas. Ele será julgado por júri popular.
 
Jessé foi pronunciado (decisão de levá-lo a júri popular) pelo juiz Enio Salvador Vaz e será julgado pelo crime de homicídio, com agravantes de que os assassinatos tiveram motivação banal (motivo torpe), utilizando meio cruel, pois os irmãos foram mortos a pauladas e sem chance de defesa. Ainda pesa contra o réu o fato de que o homicídio foi praticado para ocultar crimes anteriores (ele manteve os irmãos presos num casebre e os estuprou por diversas vezes).
 
Além disso, relatou o magistrado, Jessé responderá também pelos crimes de ocultação de cadáver, cárcere privado, estupro e corrupção de menor de 18 anos, esse último com relação ao comparsa na prática criminosa. A irmã do meio, que tem 14 anos, sobreviveu à tragédia no Baixo Madeira e foi ouvida pela Justiça como testemunha dos crimes.
 
O assassinato brutal dos dois irmãos provocou grande comoção social no Estado. Em março de 2010, ao retornarem de Porto Velho para a Gleba Jamari, zona rural da cidade, a cerca de 55 Km da capital, os pais dos três irmãos não encontraram mais os filhos. Depois de dias de buscas na região, o mistério foi solucionado com a prisão de Jessé e do adolescente. Entre os dias 30 de março e 8 de abril eles mantiveram a única sobrevivente presa, sob ameaças e violência, abusando sexualmente da menina. Os dois irmãos dela, um de 10 e a outra de 16, segundo a denúncia do Ministério Público do Estado, foram mortos ainda no dia 31 e jogados numa área de grande profundidade, no remanso das águas do rio Madeira. Os corpos nunca foram encontrados.
 
No julgamento de Jessé, não será o juiz quem decidirá se ele é culpado. Um conselho de sentença, formado por sete pessoas sorteadas no início da sessão, dará o veredito sobre as acusações feitas ao réu. Na defesa prévia, antes da pronúncia de Jessé, o advogado do acusado alegou que não havia crime de homicídio, pois não havia certeza sobre a morte das vítimas, além do que, pelos outros crimes, pediu julgamentos diversos, em outra vara da justiça, que não a do tribunal do júri, que só julga crimes dolosos contra a vida. Os argumentos da defesa não foram suficientes para evitar o julgamento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS