Comissários de menores participam de "operação férias legais"

Comissários de menores participam de "operação férias legais"

Comissários de menores participam de

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dez comissários de menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho (RO) participaram da "Operação Férias Legais" na última semana. O objetivo da ação foi fiscalizar o transporte de crianças e adolescentes em veículos de viagens que fazem o traslado da capital para os demais municípios de Rondônia e outros Estados. O trabalho de combate às irregularidades foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Secretaria Municipal de Trânsito (Semtram), com a parceria do Juizado.
 
De acordo com o chefe de operações do comissariado, José Ricardo, dezenas de táxis e ônibus foram parados para fiscalização, que foi realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado na BR-364, sentido município de Candeias do Jamari (RO). "O intuito é observar se os profissionais do transporte e outros motoristas estão cumprindo o que determina a legislação (Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente)". Segundo Ricardo, dessa forma serão assesguradas férias tranquilas às crianças e adolescentes. A fiscalização aconteceu na quinta-feira, 8 de julho.
 
Orientações
 
Como é característico do trabalho nos trabalhos realizados pelo Juizado, além de coibir as irregularidade, os comissários também orietam as pessoas. Por exemplo, a criança de até 12 anos só pode viajar acompanhada de parentes até terceiro grau (pais, tios ou avós), comprovando com documentos o parentesco. "O RG ou certidão de nascimento devem estar com o responsável durante a viagem. Para viajar sozinha, ela deve ter uma autorização judicial original, assinada pelos pais", explica José Ricardo. Esse documento só pode ser solicitado no Juizado da Infância e da Juventude.
 
O comissário falou ainda que paralelo ao trabalho de vericação de documentos, a equipe também estava atenta quanto a possibilidade de crianças ou adolescentes estarem sendo transportadas para balneários ou municípios vizinhos para serem vítimas de prostituição. 
 
Resultado
 
Durante a operação foram fiscalizados 55 táxis, 20 ônibus, 03 vans, 02 microônibus. Três autos de infração foram lavrados pelos comissários contra empresas de ônibus interestadual, por terem descumprido o que determina a legislação.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS