CONFLITOS AGRÁRIOS: MPF investiga atuação do Estado após morte de líder comunitário

Confrontos podem ter levado a morte de homem que atuava em assentamento de Theobroma

CONFLITOS AGRÁRIOS: MPF investiga atuação do Estado após morte de líder comunitário

Foto: Divulgação/MPF-RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De acordo com informações do Ministério Público Federal (MPF), a morte do líder comunitário José Carlos dos Santos, conhecido como “Cascavel”, na região de Machadinho d’Oeste, pode estar relacionada a disputas por terras.

 

Diante desse contexto, o MPF iniciou uma investigação por meio de um inquérito civil para examinar a atuação do Estado em relação à violação dos direitos humanos e aos conflitos por posse e propriedade de terras na área.

 

Neste estágio inicial das investigações, o MPF está coletando informações junto às partes envolvidas, para embasar sua atuação e tomar decisões sobre a possibilidade de ingressar com uma ação civil.

 

Como foi

 

O episódio ocorreu na noite do último dia 14 de outubro, quando José Carlos dos Santos foi fatalmente alvejado a tiros em sua residência no Assentamento Antônio Conselheiro, zona rural de Theobroma. A esposa da vítima também estava presente durante o crime e foi atingida na perna pelos disparos.

 

Familiares relatam que “Cascavel” era alvo frequente de ameaças e havia enfrentado outros atentados nos meses que antecederam a morte dele.

 

Segundo eles, a possível motivação para o homicídio seria o envolvimento do líder comunitário em ações relacionadas a invasões de terras na região.

 

O MPF, por meio da investigação em curso, busca esclarecer os eventos que levaram ao crime e promover a responsabilização, se for o caso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS