EM CACOAL: Parceria entre a MFM e SEMMA recolhe toneladas de lixo das margens do Rio Pirarara

Todo o material foi disposto no Aterro Sanitário Regional de Cacoal, obra da empresa MFM Soluções Ambientais, que é parceira da prefeitura do município nas atividades que cuidam dos rios locais

EM CACOAL: Parceria entre a MFM e SEMMA recolhe toneladas de lixo das margens do Rio Pirarara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma ação de limpeza do Rio Pirarara em Cacoal, na região central de Rondônia, recolheu quase 24 toneladas (23.700 quilos) de resíduos sólidos das margens e leito do manancial que corta a cidade, no domingo (1/10).
 
Todo o material foi disposto no Aterro Sanitário Regional de Cacoal, obra da empresa MFM Soluções Ambientais, que é parceira da prefeitura do município nas atividades que cuidam dos rios locais.
 
Desenvolvida com a atuação direta da Secretaria de Meio Ambiente de Cacoal (SEMMA Cacoal), a ação é um sucesso, pois, a cada atividade ambiental, o Rio Pirarara é revitalizado. Inclusive com o cercamento de áreas de preservação permanente, como aconteceu na celebração do Dia de Proteção às Florestas (16/7). 
 
Com a presença do Ecoman – ‘Super Herói amigo do meio ambiente’ (personagem criado pela MFM), a parceria, que promoveu ainda a conscientização ambiental e o alerta sobre a gravidade em depositar o lixo diretamente na natureza, reuniu a empresa, gestores, o poder público, professores e moradores locais.
 
COMUNIDADE
 
Entres eles, estava o senhor Sicto Ramon, um venezuelano ribeirinho do Pirarara, que ajudou na limpeza do rio. “Toda a população deve trabalhar por manter o rio despoluído, porque, nas chuvas, a situação fica problemática, especialmente para quem mora próximo”, afirmou.
 
Também morador que fica de frente às margens do Pirarara, o senhor Ozéias Cipriano conclamou a participação da população de Cacoal em tomar consciência: “Já avistei pessoas trazendo o lixo para jogar às margens e até no leito do rio, o que é inaceitável”.
 
Secretário de Meio Ambiente de Cacoal, Sandro Coelho concorda com o senhor Ozéias. “Precisamos da ajuda do cacoalense no entendimento da importância dos rios, porque é esta água que chega às torneiras das casas e comércios. O contrário, a poluição, custa muito caro para todos”, ressaltou.
 
ENCHENTES
 
Aliás, a Defesa Civil de Cacoal confirma as palavras do secretário Sandro, com um outro agravante: os alagamentos e enchentes. “Os rios sujos levam os resíduos diretos para as tubulações, gerando desastres que afetam várias famílias locais”, observou Lucas Borghi, coordenador da Defesa Civil cacoalense.
 
 
Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam RO), Divino Germano, também participou da ação e garantiu “trabalhar sempre em parceria na orientação e conscientização da população rondoniense acerca das questões ambientais, em especial pela disposição e tratamento corretos do lixo”.
 
EDUCAÇÃO
 
A professora Andressa Zampoli lembrou que a educação é o caminho para a conscientização, “por isso, estamos sempre juntos, envolvidos nestas ações”.
 
“Com ações assim, os moradores verificam o quanto é importante preservar o meio ambiente, o que torna um exemplo para a nova geração”, avaliou Ademilson Marques da Silva, diretor Administrativo do Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Cacoal (SAAE Cacoal).
 
O vereador por Cacoal, Antônio Damião Martins, acompanhou a limpeza do Pirarara, como também a bombeira Civil de Cacoal, Jussara de Souza Dias.
 
Por sua vez, Lucen Baine, da SEMMA Cacoal, agradeceu a parceria da MFM e sociedade organizada. “O rio é nosso, o rio é vida”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS