SERVIÇO: Volta da RLP vai organizar coleta do lixo em 15 dias em Ji-Paraná

Novo contrato emergencial com a prefeitura do município também promove economia aos cofres públicos

SERVIÇO: Volta da RLP vai organizar coleta do lixo em 15 dias em Ji-Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Dentro de 15 dias, a coleta do lixo urbano em Ji-Paraná, na região Central de Rondônia, será totalmente regularizada. Este é o prazo previsto pela RLP – Rondônia Limpeza Pública e Privada para reorganizar o serviço. Desde esta terça-feira (18/5), a empresa voltou a fazer a coleta do lixo por meio de novo contrato emergencial de seis meses (180 dias) com a Prefeitura de Ji-Paraná, após a realização de Chamamento Público, com a concorrência de outras duas empresas.

 
Depois da cidade sofrer acúmulo de resíduos em lixeiras públicas, calçadas e terrenos baldios – já que o serviço passou a ser feito de modo improvisado após término de contrato anterior, a volta da RLP já mobilizou toda a sua estrutura de máquinas e trabalhadores para cumprir uma logística de sucesso.
 
Para esta quarta-feira (19), quinta (20) e sexta (21), seis caminhões compactadores realizam a coleta, e, para este final de semana, até a regularização do serviço, a RLP vai disponibilizar oito caminhões coletores e agilizar o serviço com duas equipes, num total de 12 motoristas e 36 garis.
 
Nos dois últimos anos, em contratos emergenciais com a Prefeitura de Ji-Paraná, a RLP dividiu a coleta do lixo em 10 rotas na cidade, por 61 bairros, com os cronogramas de horários cumpridos fielmente, sem acúmulo de lixo e nem os efeitos disso, como é a produção de chorume (líquido infectante da decomposição do lixo orgânico), mau cheiro e presença de insetos.
 
 
ECONOMIA
 
Com aproximadamente 90 toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos por dia, o município de Ji-Paraná, que tem 130.009 habitantes (IBGE/2020), ainda vai economizar recursos públicos com a nova contratação da RLP, que é especialista na coleta de lixo em Rondônia (também realiza o serviço em Vilhena, Cacoal e Rolim de Moura).
 
A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Ji-Paraná, em abertura dos envelopes das propostas, conferiu que a RLP apresentou o valor de R$ 169,90 por tonelada de lixo coletado, abaixo do preço anteriormente realizado, de R$ 173,75 a tonelada.
 
No documento do Chamamento Público ficou destacada a ‘Proposta Mais Vantajosa’, que foi da RLP, além de conferir toda a capacidade técnica da empresa para a realização do serviço.
 
COMPROMISSO
 
O sócio administrador da RLP, Arquimedes Isaac de Almeida, participou da assinatura do contrato com a Prefeitura de Ji-Paraná na presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente local, Jeane Muniz Rioja Ferreira, do Procurador Geral do Município, Ricardo Marcelino Braga, e de sete vereadores: Ademílson Procópio, Brunno Carvalho, Elvis Gomes, Janethe de Almeida, Juscélia Costa, Wanderson Cândido e Westerley Cardoso.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS