Voluntários ajudarão na conscientização ambiental de festivais de praias

Voluntários ajudarão na conscientização ambiental de festivais de praias

Voluntários ajudarão na conscientização ambiental de festivais de praias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Verão limpo” prepara a comunidade de Jaci Paraná e Fortaleza do Abunã para trabalhar como agente voluntário na educação ambiental dos festivais de praias. A ação promovida pelos Bombeiros e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) capacita moradores dos distritos para ajudar na limpeza dos rios.

 

O treinamento visa evitar acidentes causados por lixo deixados nas praias e acrescentar uma boa imagem do local para melhorar o turismo. A capacitação em Jaci foi realizada neste último final de semana na escola municipal, já em Fortaleza do Abunã é previsto para ser realizado no fim do mês.

 

Na primeira fase do projeto “Verão limpo” os órgãos fizeram um levantamento das necessidades das comunidades com relação à higiene e educação ambiental dos festivais. As principais preocupações foram com os banheiros químicos, o lixo e a estrutura do evento.

 

Segundo a gerente ambiental da Sedam, Kátia Casulo, o apoio da comunidade é essencial para fazer o projeto acontecer, pois para ela “Os moradores são os únicos que podem durante todos os dias fiscalizarem e conscientizar os visitantes do local”. A educação ambiental com moradores é fundamental para a defesa do meio ambiente porque vai ajudar manter o local limpo, diminuir o lixo nas praias e nos rios, completa Kátia.

 

Os impactos ambientais causado pelos resíduos jogado nas praias e rios estão na maioria relacionados à morte de animais. Problema tão grave, que há registros de ingestão em lixo para a maioria das espécies existentes de mamíferos e aves. Os animais confundem resíduos plásticos com seu alimento natural. A ingestão do plástico pode causar o bloqueio do trato digestivo e/ ou sensação de inanição, matando ou causando sérios problemas à sobrevivência do animal. Pesquisas mostram também que o lixo nas praias pode causar ferimentos nos banhistas, diminuição das atividades turísticas e danos a embarcações.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS