CINEMA DE GRAÇA: Canoar exibe documentários rondonienses; confira programação

Todas as sessões terão momento de diálogo aberto após exibição

CINEMA DE GRAÇA: Canoar exibe documentários rondonienses; confira programação

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil - ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (CANOAR) promove exibições gratuitas de documentários produzidos em Rondônia. O evento, organizado pelo Departamento Acadêmico de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia, ocorre nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro no Campus Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e no Sebrae Rondônia. 
 
Fazem parte da programação os filmes: ‘O Mítico na Amazônia’, de Monique Santos Pereira; ‘Guerreiras da Vila Princesa’, da jornalista Emily Costa e ‘Paumari’, de Alinne Mape e Victor Viamonte. Todas as sessões terão momento de diálogo aberto após a exibição. O Canoar também oferece inscrições para oficinas de comunicação, neste LINK.

Exibições

Esta edição do CANOAR aborda o tema ‘Gênero, raça e comunicação’. Os filmes conversam com a temática do evento. Confira o local e o horário de exibição e sinopse das obras:
 
‘O Mítico na Amazônia’ - Monique Santos Pereira
 
26 de novembro, auditório do IFRO Campus Calama. Início às 18h.
 
Abertura do Cine Canoar. Monique é artista, pesquisadora e profissional multidisciplinar formada pela Universidade Federal de Rondônia, com trabalhos em literatura, audiovisual, artes visuais e estudos jurídicos. O filme mergulha nos imaginários e símbolos que atravessam a Amazônia e suas narrativas ancestrais.
 
‘Guerreiras da Vila Princesa’ - Emily Costa 
 
27 de novembro, Sebrae Rondônia, Av. Campos Sales 3421. Início às 18h.
 
Produzido no âmbito da educomunicação, o documentário nasce do encontro entre a jornalista, formada pela UNIR, e as mulheres catadoras da Vila Princesa, que participam da produção. O filme é fruto do trabalho de conclusão de curso de Costa e conta com apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio Educação Cidadania (REC). Registra relato de vida das mulheres após o fechamento do lixão, revelando força, vínculos e a luta por dignidade. 
 
A sessão contará com a presença das mulheres do filme.
 
Paumari - Alinne Mape, Victor Viamonte
 
28 de novembro, Sebrae Rondônia, Av. Campos Sales 3421. Início às 18h.
 
Fechamento do Cine Canoar. Paumari é um documentário realizado pela educomunicadora e licenciada em Teatro pela UNIR Alinne Mape, em parceria com o artista visual Victor Viamonte, também com apoio do Grupo REC. 
 
A obra aborda território, identidade e trabalho, destacando o artesanato como expressão da memória e da presença de um povo. O filme representou Rondônia na Mostra Sesc de Cinema 2024.
 

Colóquio

O Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense é um evento realizado por uma comissão de estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia. Conta com apoio do Sebrae Rondônia, IFRO Calama, Ecoporé Rondônia, Dydyo e do Coletivo de Estudantes Vencedores do Expocom Norte 2025. Rondoniaovivo é parceiro de mídia. 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS