PERÍCIA: Caso suspeito de intoxicação por metanol é descartado em Rondônia

A confirmação veio após análise da Politec que constatou ausência de metanol e etanol nas amostras de sangue

PERÍCIA: Caso suspeito de intoxicação por metanol é descartado em Rondônia

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou neste domingo (5) que foi descartado o caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Candeias do Jamari. O paciente, inicialmente atendido e internado no Hospital João Paulo II, em Porto Velho, havia sido incluído em uma notificação enviada ao Ministério da Saúde.

 

A confirmação veio após análise do Instituto Laboratorial Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), que constatou ausência de metanol e etanol nas amostras de sangue e soro coletadas do paciente. O resultado do laudo eliminou a hipótese de contaminação por substâncias tóxicas.

 

Diante da conclusão pericial, a Sesau oficializou o descartes do caso e reforçou que segue com ações de vigilância ativa para identificar precocemente qualquer nova suspeita de intoxicação por álcool adulterado no estado.

 

O alerta permanece em vigor devido ao aumento recente de ocorrências semelhantes em outras regiões do país, o que levou as autoridades sanitárias a intensificarem as recomendações à população para evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida.

 

No Brasil

 

O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).

 

Em todo o país, são 16 casos confirmados- 14 em São Paulo e 2 no Paraná.  As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS). 

 

O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.

 

Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.  

 

Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação.

  • 7, em São Paulo,
  • 3, em Pernambuco,
  • 1, no Mato Grosso do Sul,
  • 1, em Paraíba,
  • 1, no Ceará.

 

As informações consideram os registros enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS