Os bombeiros estão mobilizados em diversas localidades com bases instaladas para a realização da Operação Verde Rondônia (OVR 2025)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entramos no período mais seco do ano e as ações preventivas contra incêndios florestais estão ocorrendo em todo o estado. O governo estadual preparou uma grande operação e fez aquisições de equipamentos para as prontidões, visando evitar a situação crítica como foi no ano passado, em que os céus de Rondônia figuraram entre os mais poluídos. Para este ano, a meta é reduzir os impactos e para isso, vem sendo realizadas atividades educativas paralelas aos atendimentos de ocorrências.
O Corpo de Bombeiros Militar divulgou neste domingo (17), os dados referentes as ações realizadas por meio da Operação Verde Rondônia – OVR 2025, na atual temporada de prevenção e combate aos eventos de fogo no estado. Os pontos mais concentrados com ocorrências de fogo continuam na faixa compreendida entre Machadinho do Oeste (Vale do Jamari), passando por Porto Velho (Vale do Madeira) até Guajará-Mirim (vales do Mamoré e Guaporé).
Ao todo foram combatidos 1.468 eventos de fogo nesta etapa. Os Bombeiros também fizeram 444 averiguações de incêndios e efetuou a captura de 92 animais silvestres. Para esses atendimentos foram mobilizadas tropas em todos os seis Grupamentos de Bombeiros Militares e nas unidades instaladas em 32 localidades consideradas críticas para queimadas e incêndios florestais.
.jpg)
O Corpo de Bombeiros ainda ampliou as atividades preventivas com a realização de palestras em diversos locais para instruir a população sobre os perigos do fogo e os procedimentos corretos para evitar sinistros de queimadas e incêndios. Essa tarefa educativa foi ampla com 25.950 ações realizadas pela Operação Verde Rondônia, alcançando 95.851 pessoas com as ações educativas e preventivas.
Os resultados apresentados correspondem a uma visão consolidada das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, neste ano de 2025, demonstrando o empenho e a concentração de força operacional das guarnições de serviço nas Bases Integradas e nas Bases Descentralizadas, criadas para a realização da Operação Verde Rondônia neste ano de 2025.

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!