Será realizado no dia 10 de outubro, no Campus UNIR de Porto Velho, o Encontro das Águas 2024. Com o tema Crise Hídrica, o evento discutirá temas relacionados à escassez de água e a atual crise hídrica na região Amazônica, bem como ações possíveis para mitigar os efeitos críticos da escassez dos recursos hídricos na região. O encontro será no formato híbrido, com atividades presenciais (vagas limitadas) no auditório da Dired e transmissão online via Canal da UNIR no
Youtube.
Inscrições - Serão disponibilizadas 100 vagas para participação presencial e as inscrições gratuitas estarão abertas no dia 7 de outubro, a partir das 14h (em link divulgado em breve). Já para participação online (via canal da UNIR no YouTube), não há necessidade de inscrição prévia.
Sobre o evento - O Encontro das Águas é um evento que promove o diálogo hídrico com a sociedade civil organizada, governo, ONGs, comunidades tradicionais, povos indígenas, institutos e universidades. Desde 2015, o evento acontece em datas alusivas ao Dia Mundial da Água (22 de março), abordando temas que vão desde a produção da água até as diversas formas de seu uso e gestão em nosso estado.
Excepcionalmente, o Encontro das Águas deste ano ocorrerá no dia 10 de outubro, devido à necessidade de discussão sobre o evento climático extremo de seca que impacta Rondônia e grande parte da região amazônica brasileira. Com isso, o Encontro pretende contribuir para a melhor compreensão da situação atual, bem como discutir ações para mitigar os efeitos críticos da escassez dos recursos hídricos na região e ampliar sua resiliência. Durante o evento, será construída uma carta aberta à sociedade sobre os resultados obtidos, que será divulgada nos principais meios de comunicação.
A edição de 2024 está sendo promovida pelos departamentos de Química, Engenharia Civil e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Ecoporé - Ação Ecológica Guaporé.
Programação - No período da manhã, o evento contará com a participação de pesquisadores da UNIR, do Censipam, Caerd e Marinha de Porto Velho, que trarão informações a respeito do monitoramento do nível dos rios em Rondônia, gestão hídrica em tempos de seca e navegabilidade da Hidrovia do Madeira.
Já no período da tarde haverá participação de órgãos que fazem a gestão de recursos hídricos como Governo Estadual, Conselho Estadual de Recursos Hídricos (COREH) da Sedam, Ecoporé e de pesquisadores da UNIR. O evento encerra com uma mesa redonda composta pelo Comitê de Crise Hídrica - COREH/Sedam, Ecoporé, UNIR, liderança indígena e ribeirinho. Confira a programação completa abaixo.
Dia 10/10/2024 - Manhã
8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h30 - Abertura do Evento com mesa de autoridades e boas-vindas
9h30 às 10h - UNIR: Panorama hídrico de Rondônia. Palestrantes: Prof. Dr. Rosalvo Stachiw (Departamento de Química) e a Profa. Dra. Tatiane Checchia (departamento de Engenharia Civil)
10h às 10h30 - CENSIPAM: Panorama climático e monitoramento hidrometeorológico em Rondônia | Palestrante: Caê Aires Moura Lacerda (Gerente Regional CR/PV)
10h30 às 11h - Caerd: Gestão hídrica em tempos de seca: Desafios e ações da Caerd em Rondônia | Palestrante: Lauro Fernandes da Silva Júnior (Diretor Técnico e Operacional - DTO/Caerd)
11h às 11h30 - Marinha: Ações da Marinha na proteção à navegabilidade da Hidrovia do Madeira | Palestrante: Matheus de Athaides Firmino (Capitão dos Portos de Porto Velho)
11h30 às 12h - Mesa redonda (UNIR, Censipam, Caerd e Marinha)
12h às 14h - Intervalo para almoço
Dia 10/10/2024 - Tarde
14h às 14h30 - Governo Estadual: A atuação do Comitê de Crise Hídrica de Rondônia: Desafios e medidas frente à seca | Palestrante: Luciane Castro Cahu (Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia)
14h30 às 15h - Conselho Estadual de Recursos Hídricos/ SEDAM: Ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia frente à crise hídrica no estado | Palestrante: Janeide Paiva dos Santos (servidora da Sedam/COREH)
15h às 15h40 - Ecoporé - Ação Ecológica Guaporé: Produção, conservação e monitoramento dos recursos hídricos e da biodiversidade associada | Palestrante: Paulo Henrique Bonavigo (coordenador de Natureza e Comunidades) e convidados
15h40 às 16h10 - UNIR: Pagamento por Serviços Ambientais | Palestrante: Prof. Dr. Jhony Vendruscolo (departamento de Engenharia Florestal)
16h10 às 17h - Mesa redonda (Comitê de Crise Hídrica, Sedam/COREH, Ecoporé, UNIR, liderança indígena, ribeirinho)
17h - Encerramento