MEDALHA DE CARVÃO: Porto Velho volta a ocupar topo do ranking de cidade mais poluída no Brasil

Capital de Rondônia sufoca na fumaça; leitores do jornal organizam petição pedindo providência

MEDALHA DE CARVÃO: Porto Velho volta a ocupar topo do ranking de cidade mais poluída no Brasil

Foto: BR-364 amanheceu com névoa de fumaça em Porto Velho / Mapa de poluição de ar da IQAir - Naoanne Mar; Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta quarta-feira (14), Porto Velho (RO) voltou a ocupar o topo do ranking - elaborado pela IQAir - de cidades mais poluídas do Brasil. O ar da capital rondoniense foi classificado como ‘muito insalubre’ pela empresa suíça que monitora a qualidade do ar em vários lugares do planeta. Um ar muito insalubre sinaliza perigo para pessoas com doenças respiratórias e até para pessoas completamente saudáveis. 
 
Como mostrou o jornal Rondoniaovivo, Porto Velho acordou coberta por uma manta grossa de fumaça. O cheiro de queimado invade casas, narizes e pulmões - sufoca a população porto-velhense, mas parece não incomodar a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), responsável pela fiscalização de queimadas em todo o estado.
 
Neste ano, como revelou Rondoniaovivo, a pasta só registrou cinco autos de infração sobre uso de fogo na capital. Emitiu também o mesmo número para autorizações de uso de fogo em Porto Velho. A fiscalização anêmica possibilita - se não estimula - o aumento das queimadas na capital e em todo o estado. 
 
A redação recebeu, por meio de leitores com #OlharCidadão, fotos e vídeos do fumacê. Vitor Borin, leitor do jornal, junto com outros cidadãos porto-velhenses, elaborou uma petição pública pedindo uma providência dos poderes públicos para a melhoria da qualidade do ar. O abaixo assinado cobra poderes estaduais, federais e municipais como a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a própria Sedam.
 
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da SEMA, afirmou em nota que intensificou o combate às queimadas urbanas. Até o início de junho deste ano, 61 denúncias foram foram recebidas pelo departamento de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Sema. Quantidade quase irrisória quando justaposta com dados do Programa de BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - que registrou 763 focos de queimadas no estado, no mesmo mês. 
 
Nacionalmente, Porto Velho é a 4ª cidade com mais vegetação queimada durante julho, como contou o jornal nesta reportagem. 
 
 
Por causa da fumaça, Sol da capital nasceu vermelho na primeira semana de agosto. - FOTO: Solano Ferreira / Rondoniaovivo
 
 
“Tenho dois filhos [...] tendo crises [respiratórias] todas as madrugadas. Estou sem dormir direito há dias. Estive em unidades de saúde esses tempos e vi muita gente sofrendo com o caso da poluição. Não pude resistir a escrever essa petição. Nossas família precisam de nossa coragem e que não sejamos covardes”, disse Borin. 
 
Até o momento da publicação deste material, 34 internautas participaram do abaixo assinado feito por Borin. Para conferir o texto da petição, clique aqui
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS