SUSTENTABILIDADE: Pesquisa indica utilização de fibras vegetais em argamassas

IFRO apresentou resultados com fibras do coco, açaí, tucumã e curauá em argamassas, concretos e forros de gesso

SUSTENTABILIDADE: Pesquisa indica utilização de fibras vegetais em argamassas

Foto: Redes sociais IFRO/Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pesquisadores de Engenharia Civil do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) conduziram estudos que indicam que fibras vegetais da Amazônia podem representar uma opção sustentável para aprimorar argamassas e revestimentos na construção civil. 
 
O foco da pesquisa é reutilizar fibras de frutos como coco, açaí, tucumã e curauá, para transformá-las em materiais renováveis e ecologicamente viáveis para aplicações em argamassas, concretos e forros de gesso.
 
O objetivo central da investigação foi desenvolver métodos científicos e técnicos para avaliar como essas fibras influenciam as propriedades das argamassas de revestimento e no fortalecimento dos solos amazônicos. 
 
 
Os resultados do estudo foram apresentados na 10ª edição da Rondônia Rural Show em 2023, onde foram demonstradas as técnicas utilizadas para caracterizar as fibras integradas em materiais à base de cimento e no fortalecimento dos solos.
 
De acordo com os coordenadores do estudo, as fibras são primeiramente tratadas para aumentar a durabilidade dos materiais. É crucial determinar o comprimento ideal das fibras, dependendo da sua origem, para garantir o desempenho desejado. 
 
Escolher o comprimento apropriado das fibras e sua procedência é fundamental para assegurar que as propriedades mecânicas e a absorção de água sejam adequadas.
 
Nas argamassas de revestimento, as fibras são combinadas com outros componentes e testadas tanto quando estão frescas, para avaliar sua manipulação, quanto quando secas, para verificar sua resistência e aderência a diferentes superfícies. 
 
Uma das vantagens identificadas ao reforçar o solo com fibras vegetais inclui a redução no uso de fontes de energia não renováveis e materiais, além de emitir menos poluentes no processo.
 
 

ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS  - clique aqui

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS