SAÚDE: Vacinas tríplice viral e varicela são distribuídas para regionais

Agevisa aguarda reposição do Ministério da Saúde

SAÚDE: Vacinas tríplice viral e varicela são distribuídas para regionais

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia é responsável pela distribuição das vacinas tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), e varicela monovalente. O Governo do Estado, em 2023, distribuiu os imunizantes por intermédio das seis gerências regionais para atender os 52 municípios.
 
De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a reposição dessas vacinas, este ano, está prevista pelo Ministério da Saúde para o final do mês de janeiro. O coordenador estadual de imunização da Agevisa, Ivo Barbosa destacou que, conforme dados do sistema LocalizaSUS para o ano de 2023, a vacinação da tríplice viral atingiu, na primeira dose, 99,71% do público-alvo. A segunda dose, que é o reforço e inclui a varicela, atingiu 82,25 % do público-alvo do calendário vacinal.
 
O Governo de Rondônia reforça que, a eficiência na distribuição dos imunizantes irá contribuir para o alcance das metas de imunização, fortalecendo o compromisso contínuo em manter a logística, como forma de garantir a proteção da saúde pública e o controle de doenças evitáveis.
 
 
CERTFICAÇÃO DE ELIMINAÇÃO
 
A gerente Técnica de Vigilância Epidemiológica, Maria Arlete da Gama Baldez, destaca a importância da vacinação para proteção individual e comunitária. Ela ressaltou que, a Agevisa está empenhada em contribuir para a recuperação do certificado de eliminação do vírus do sarampo no Brasil, priorizando a vacinação de crianças de 1 ano com a tríplice viral, e o reforço oferecido por meio da vacina tetra viral administrada em crianças aos 15 meses de idade.
“Com a distribuição, realizada pelo Governo do Estado, a comunidade pode ter acesso às salas de vacinação dos municípios. A vacina é segura e eficaz, desempenhando um papel crucial na erradicação dessas doenças’’, salientou.
 
 
VACINAS
 
A tríplice viral protege contra três doenças infecciosas importantes: o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa, com complicações sérias como pneumonia e encefalite; a caxumba, que causa inflamação das glândulas salivares, podendo causar complicações como inflamação testicular e cerebral; a rubéola, que é perigosa para mulheres grávidas, podendo causar complicações graves no feto.
 
A tetra viral, além das proteções da tríplice viral, também protege contra a varicela (catapora), uma infecção viral que pode causar erupção cutânea, coceira intensa, e em alguns casos, complicações mais sérias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS