Governos Federal, Estadual e Prefeitura de Porto Velho não deram ponto facultativo na sexta (08); apenas Assembleia Legislativa publicou decreto até o momento
Foto: Frank Nery/Governo de Rondônia
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os trabalhadores do comércio podem trabalhar no feriado dos 201 anos da Independência do Brasil, sob a seguinte regra, de acordo com a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio-RO):
“No município de Porto Velho estará permitido o trabalho dos empregados nos estabelecimentos comerciais, nos termos da Cláusula Vigésima Quarta da Convenção Coletiva de - CCT 2022/2024 entre a Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais e Sindecom”.
Já nas outras cidades, as empresas não vão poder usar mão de obra de seus empregados, conforme a cláusula 21ª - do trabalho nos feriados, da CCT 2023/2024 entre a Fecomércio e seus sindicatos empresariais e Sitracom. Ou seja: se os estabelecimentos do interior quiserem abrir, terão que usar força de trabalho dos proprietários e seus familiares, ou de folguistas/diaristas.
Serviço público
Já os órgãos públicos em Rondônia terão folga apenas na data do feriado. Apenas a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou decreto dando ponto facultativo no dia 08 de setembro para seus servidores.
Até esta quarta-feira (06), nem Governo Federal e do Estado não terão a extensão da folga por quatro dias. Se juntam ainda ao grupo dos “sem descanso”, a Prefeitura de Porto Velho, Tribunal de Justiça de Rondônia, Justiça Federal e Tribunal Regional do Trabalho (TRT14) só terão os serviços suspenso apenas no dia 07 de setembro.
Desfile militar
Para quem tiver disposição para acordar cedo e enfrentar o sol do verão amazônico, a programação especial começa a partir das 08 da manhã, com o Desfile Militar, em Porto Velho, na Avenida Imigrantes, entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira.
Lembrando que diversas vias na região estarão fechadas, logo, o ideal é deixar o carro ou moto em vias um pouco mais distantes e ter que andar centenas de metros à pé.
Vão fazer parte do desfile as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), forças de segurança pública estaduais e federais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar), além de outros órgãos de estaduais e municipais.
O Governo do Estado espera que mais de 5 mil pessoas compareçam ao evento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!