BOPE: Primeiro veículo blindado já está em Rondônia e vai reforçar ações da PM

O blindado é todo composto por proteção balística nível II

BOPE: Primeiro veículo blindado já está em Rondônia e vai reforçar ações da PM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Os investimentos na área da Segurança Pública, tem sido reforçado pelo Governo de Rondônia, a exemplo das recentes viaturas adquiridas para renovar a frota segurança pública estadual.
 
O Executivo Estadual fez mais uma aquisição que vai reforçar as ações desenvolvidas pela Polícia Militar. Trata-se do veículo blindado, denominado Gladiador II, que atenderá especificamente o policiamento operacional do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
 
O veículo tem peso em ordem de marcha de 8.200 quilos e capacidade de carga de mil quilos e pode atender as mais diversas missões. O blindado é todo composto por proteção balística nível II, ou seja, resistente a disparos de fuzil 5,56×45 mm e 7,62×51 mm FMJ.
 
“Investir em equipamentos e veículos que venham salvaguardar a vida de nossos policiais militares é mais que uma necessidade, é um dever. Afinal, o ser humano é o nosso mais valioso patrimônio”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.
 
AQUISIÇÃO
 
O processo para adquirir veículo blindado teve início em outubro de 2020, pela Gerência de Planejamento da Sesdec, que após estudos técnicos, verificou-se a possibilidade de adquirir um veículo nacional, em virtude da melhor possibilidade de manutenção e assistência técnica, até porque os veículos até então adquiridos no Brasil, eram todos importados e a maioria deles enfrentou problemas para a realização da manutenção.
 
Veículo comporta até oito policiais e capacidade de mil quilos
 
Durante os estudos técnicos houve a possibilidade da aquisição do modelo Gladiador II especializada em blindados, com capacidade de transporte mínimo para oito pessoas, sinalização acústica, visual e seteiras.
 
Para acompanhar de perto e verificar o grau de segurança, o secretário da Sesdec, realizou duas visitas técnicas à empresa, para conhecer mais sobre a viatura a fim de garantir  à vida dos policiais militares no enfrentamento a criminalidade do Estado.
 
As visitas também foram acompanhadas pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís de Freitas  Almeida, o gerente de Planejamento da Sesdec, Paulo Henrique Barbosa da Silva e o major PM Rodrigo Arrivabene.
 
O projeto foi finalizado dia 29 de outubro de 2021, sendo que adentrou em terras rondonienses no dia 29 de novembro. A partir desse momento, foi iniciado o processo de recebimento e verificação das especificações técnicas pela comissão e uma vez estando de acordo com o Termo de Referência e contrato, o veículo será recebido oficialmente pelo Estado.
 
Após o recebimento será aplicado o curso de manutenção preventiva e cuidados básicos fornecido pela empresa fornecedora para uma turma composta de até oito policiais militares, onde serão repassados aspectos teóricos e práticos da manutenção preventiva e cuidados básicos para o cumprimento do manual do usuário e prolongamento da vida útil da viatura.
 
Só a partir desse treinamento, o veículo será disponibilizado para a Polícia Militar, mais especificamente para o BOPE, para emprego operacional em todo o Estado de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS