Os acidentes de trânsito, na maioria das vezes, são provocados por falta de atenção dos motoristas e também por fatores ligados à infraestrutura nas vias e rodovias.
Entre as principais causas está a imprudência, como dirigir em alta velocidade, falando no celular ou alcoolizado. Essas são as conclusões feitas por instituições que atuam com a segurança no trânsito em nosso país.
No estado de Rondônia, segundo números do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), mais de 19 mil casos de acidente com vítimas foram registrados de 2019 para 2020.
Dois tipos foram os que mais estiveram em alta, sendo seis mil por colisão transversal e quatro mil por queda. O cenário aponta também que Porto Velho é a cidade rondoniense onde são registrados a maioria dos acidentes no Estado.
De acordo com os dados, 4.431 pessoas estiveram envolvidas em acidente no ano passado em Porto Velho. Desses, 1.947 eram motociclistas e 1.560 motoristas de automóveis.
O anuário mostra ainda que nos sinistros em que houve vítimas, a maioria era de adultos com idades entre 18 e 59 anos. Sendo que a os homens lideram as estatísticas de envolvimentos em ocorrências no trânsito, representando 68,96%. As mulheres são 31,04% dos registros de acidentes.
Porém, no comparativo de 2019 para 2020, houve uma redução de 21,39% nos acidentes e um total de 8.450 sinistros em Rondônia.
Precaução
De acordo com o Detran, ao longo do ano em Porto Velho e no interior, são promovidas diversas ações educativas com objetivo de conscientizar toda a população.
Nessas atividades, os condutores são orientados pelos agentes de trânsito através de mensagem visual e cartazes. Nas vias movimentadas, eles falam sobre as regras, o uso de equipamentos básicos e as roupas adequadas.