PULMÕES EM RISCO: Enfermeiro alerta que COVID e queimadas podem deixar situação incontrolável em RO

PULMÕES EM RISCO: Enfermeiro alerta que COVID e queimadas podem deixar situação incontrolável em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O início da temporada de incêndios na floresta amazônica a partir do mês de junho desse ano vem trazendo preocupação aos profissionais de Saúde de Rondônia, já que o ritmo lento de vacinação e a continuidade das infecções por COVID-19 podem se aliar aos problemas respiratórios típicos desse período e inchar novamente o sistema hospitalar. 
 
Em entrevista concedida a agência de notícias Reuters, o enfermeiro Jerrimar Soares Montenegro, que é membro do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia – SIDERON, a situação pode ficar incontrolável a partir do mês de agosto. 
 
De acordo com Jerrimar Montenegro, os hospitais da capital do Estado, Porto Velho, ficam lotados por conta de problemas relacionados à fumaça proveniente das queimadas provocadas na floresta amazônica. 
 
“E agora com a COVID, será praticamente incontrolável”, afirmou Jerrimar Montenegro à imprensa internacional. 
 
Combate ao fogo
 
Os militares que integravam a operação Verde Brasil 2, que tinha como missão principal reprimir os incêndios ilegais na Amazônia foram retirados da floresta no final de abril desse ano. 
 
A partir desse ano, a fiscalização e atuação de repressão aos criminosos que praticam o incêndio ilegal na Amazônia Legal será por conta das as agências de fiscalização dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Agricultura e do Gabinete de Segurança Institucional.
 
Em suma, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, ficarão com essa responsabilidade. 
 
Ambas entidades vem sofrendo um processo de desaparelhamento e falta de condições de trabalho para uma efetiva proteção da floresta. 
 
As polícias Federal e Rodoviária também estão incumbidas dessa missão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS