SALVE VIDAS: Fhemeron fica com estoque crítico e convoca população a doar sangue

É fundamental que haja um reforço nessas doações, visto que o tipo O+ está com estoque em menos de 50%

SALVE VIDAS: Fhemeron fica com estoque crítico e convoca população a doar sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a baixa do estoque de sangue no Estado de Rondônia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) volta a pedir à população que faça doações para salvar vidas, considerando o crescimento na procura por alguns tipos sanguíneos.
 
“Estamos com nossos estoques de sangue muito baixos e precisamos da solidariedade e do amor das pessoas”, apela a gerente de captação e assistente social, Maria Luiza Pereira, reconhecendo que no período da pandemia da covid-19 houve uma queda considerável nos níveis de doação, o que justifica a baixa dos estoques, mas que a população (doadores) precisa continuar procurando os centros de captação para fazer suas doações.
 
É fundamental que haja um reforço nessas doações, visto que o tipo “O Positivo” (O+), por exemplo, está em baixa nos estoques, com menos de 50%, podendo entrar em situação crítica a qualquer momento, a depender das requisições, principalmente para tratamento dos pacientes acometidos pela covid-19 e aos que estão em tratamento no Hospital do Amor Amazônia.
 
“Então, se os doadores se recolherem não haverá sangue em estoque para socorrer a essas emergências pontuais”, disse Maria, destacando que o doador não deve ter receio de doar, pois os hemocentros estão preparados com profissionais e equipamentos adequados para fazer a captação com toda segurança e sem riscos. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. ”Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente do parentesco entre aquele que doa e aquele que recebe a doação de sangue”, pediu.
 
NECESSIDADE CONTÍNUA
 
Existem inúmeros casos de pessoas que precisam de sangue, fora da previsão dos hemocentros, como em relação às calamidades e as emergências, especialmente aquelas causadas por acidentes de trânsito. Ela disse também que além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como doença Falciforme e Talassemia, que podem exigir transfusões contínuas –- possam viver por mais tempo e com mais qualidade, o que deve ser de responsabilidade de todos.
 
QUEM PODE DOAR SANGUE
 
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Para isso, o doador deve apresentar documento oficial com foto, e os menores de 18 anos só podem doar com autorização formal dos pais ou responsáveis legais. “Este é ato de humanidade, de solidariedade e amor ao próximo”, disse Maria.
 
CAMPANHA EXTERNA
 
A gerente de captação informou também que as doações na Fhemeron permanecem com a mesma programação, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e no sábado, das 7h15 às 12h. Ressalte-se, por oportuno, que, excepcionalmente neste sábado (22), a Fundação estará fechada e fará atendimento na sede da Igreja da Restauração, localizada à rua Elias Gorayeb, próximo ao  Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon), onde será realizada grande campanha de coleta externa de sangue. Esclareceu ainda, que as pessoas que tiveram a covid-19 podem fazer suas doações após 30 dias da cura, e aquelas que tomaram a vacina (qualquer uma) também podem doar sangue após sete dias.
 
Maria voltou a lembrar que a doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, cirurgias procedimentos oncológicos, principalmente, que está a exigir um esforço sempre maior de todos pela vida.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS